Abertas inscrições para propostas artístico-culturais do 30° Inverno Cultural UFSJ

Publicada em 19/01/2018

Interessados em participar do Inverno Cultural UFSJ em 2018 já podem inscrever suas propostas artístico-culturais. Organizado pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) e pela UFSJ, o festival de artes integradas acontecerá entre os dias 21 e 29 de julho de 2018, em São João del-Rei. Os grupos e artistas da comunidade externa à UFSJ e Fauf podem se inscrever até 19 de fevereiro pelo site www.invernocultural.ufsj.edu.br.

As propostas devem se encaixar em uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: Ações Especiais, Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura ou Música. As atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, dentre outras. A trigésima edição do festival busca ressaltar a relação entre as pessoas e as culturas, discutindo como as raízes e identificações integram as várias faces das culturas.

Democratização e descentralização

Para a realização da edição de 30 anos do festival, a UFSJ tem investido recursos próprios para assegurar o processo de democratização da produção e uso de bens culturais que perpassa o Programa Institucional de Extensão Universitária - Inverno Cultural. Desde a edição 2017, as ações do festival começaram a ser descentralizadas com mais força e voltadas para os moradores, acontecendo em nove bairros da cidade. Em paralelo, a Universidade passou a reinvestir recursos do festival na criação e manutenção de quase dez grupos artístico-culturais nos bairros Tejuco, Senhor dos Montes e Matosinhos, a fim de permitir a formação continuada em cidadania cultural ao longo do ano.

Público como parte do festival

Outra mudança no novo edital prevê que as atividades oferecidas às pessoas busquem maior interação entre o artista e o próprio público. As propostas, portanto, devem apresentar um conjunto de ações articuladas que permita convivência com o público para além da fruição do espetáculo em si - por exemplo, conferências, bate-papos, rodas de conversa, oficinas, ações formativas diversas. A intenção é que as pessoas se sintam cada vez mais parte do festival, não apenas como plateia, mas também como alguém que também produz.

Critérios, remuneração e resultado

Os critérios de seleção das propostas foram revistos. A área de Artes Cênicas, por exemplo, passa a ter critérios próprios atinentes à dinâmica e característica da área e categorias. As remunerações de algumas categorias também foram reajustadas, como no caso das oficinas, cujo cachê passou de R$ 70 para R$ 100 a hora/aula. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado dia 4 de abril de 2018.

Edital e contatos

Para mais informações, acesse o edital do Inverno Cultural 2018 aqui. Dúvidas e informações: invernocultural@ufsj.edu.br e (32) 3379-2510.

Participação da comunidade interna

As propostas voluntárias vindas das comunidades internas à UFSJ e FAUF serão objetos de análise de uma chamada exclusiva, a ser lançada em fevereiro de 2018.