SISU 2018: UFSJ oferece 1.790 vagas para o primeiro semestre

Publicada em 19/01/2018 - Fonte: ASCOM

Antecipadas pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições acontecem entre os dias 23 e 26 de janeiro

Esta é para quem realizou o Enem 2017 e deseja ingressar nas universidades federais: com a divulgação das notas dos candidatos, o Ministério da Educação (MEC) anunciou na quarta-feira, dia 18, a antecipação das inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, na edição do primeiro semestre de 2018. Agora, o candidato deve manifestar interesse em ingressar no Ensino Superior público no período de 23 a 26 de janeiro. Na UFSJ, 1.790 vagas estarão disponíveis para a seleção no primeiro semestre de 2018, distribuídas em 46 cursos nos seis campi existentes, localizados em São João del-Rei, Sete Lagoas, Alto Paraopeba (municípios de Ouro Branco e Congonhas) e Divinopólis. As vagas por curso, instituição e município podem ser consultadas no site do Sisu.

Desde 2013, a UFSJ extinguiu o vestibular tradicional para que o ingresso aconteça, exclusivamente, pelo Sisu. Alguns cursos, como a licenciatura em Música e o de Artes Aplicadas, além da nota do Enem, ainda há provas de habilidades específicas e têm um cronograma específico para a seleção. O curso de Teatro, que também adotava esse sistema de processo seletivo, passa a aderir apenas ao Sisu para selecionar os candidatos.

No primeiro semestre de 2017, 30.209 candidatos se inscreveram para as 1.770 vagas que foram oferecidas pela UFSJ, contabilizando cerca de 17 participantes por vaga. Medicina, do Campus Dona Lindu, Psicologia e Enfermagem foram os cursos mais procurados na edição.

Em comparação ao primeiro semestre do ano anterior, a UFSJ passa a oferecer mais 20 vagas devido a algumas modificações, como a desmembração do curso de Letras em Letras/Português e Letras/Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Outra novidade é a criação da modalidade bacharelado no curso de Educação Física, o que fez com que as 40 vagas disponíveis para a graduação fossem divididas nas duas modalidades, ficando 20 para cada uma.

As inscrições acontecem exclusivamente pela internet no site do Sisu e seguem o prescrito na Lei nº 12.711/2012, com alterações da Lei nº 13.409/2016, que definem o sistema de ações afirmativas para a seleção. A seguir, você confere os cursos e a quantidade de vagas por campus.

Campus Dom Bosco, em São João del-Rei – 415 vagas (Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História, Letras, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Química)

Campus Santo Antônio, em São João del-Rei – 300 vagas (Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática)

Campus Tancredo de Almeida Neves, em São João del-Rei – 535 vagas (Administração, Artes Aplicadas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Educação Física, Geografia, Teatro e Zootecnia)

Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis – 170 vagas (Medicina, Bioquímica, Enfermagem e Farmácia)

Campus Alto Paraopeba, nos municípios de Ouro Branco e Congonhas – 250 vagas (Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química)

Campus Sete Lagoas, em Sete Lagoas – 120 vagas (Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Interdisciplinar em Biossistemas)

Nos próximos dias, o site de notícias da UFSJ publicará uma série especial sobre os cursos e vagas disponíveis no Sisu 2018/1 em cada campus.

Cronograma do Sisu na UFSJ

A primeira chamada dos selecionados no Sisu 2018 está prevista para o dia 29 de janeiro, sendo o período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro para realização da matrícula. O início das aulas desses calouros está marcado para o dia 26 de fevereiro, diferente do calendário regular da UFSJ, que começa no dia 19 do mesmo mês. Mais informações sobre o cronograma são encontradas em https://goo.gl/YWBcfs

Sobre o Sisu – Como se inscrever?

Por meio do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato pode participar do Sisu. Sem taxas, basta o candidato acessar o site do programa para se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência, turno e ação afirmativa, caso atenda aos critérios. Candidatos que tiraram zero na redação não podem participar do processo. A classificação acontece tendo como critério uma nota de corte parcial, baseada nos resultados dos inscritos – as convocações são definidas pelas instituições de ensino.