Mestrado em Ecologia abre seleção para disciplinas isoladas

Publicada em 09/02/2018

Graduados em Ciências Biológicas ou áreas afins podem se inscrever para o processo seletivo

Entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSJ (PGE) recebe inscrições abertas para disciplinas isoladas na turma do primeiro semestre de 2018. A modalidade de aluno especial é conferida a portadores de diploma de curso superior que realizam algumas disciplinas na pós-graduação, mas que não são alunos regulares do curso. Por isso, eles não recebem o título de mestre após a formação. 

No caso da pós-graduação em Ecologia da UFSJ, alunos formados na área de Ciências Biológicas ou afins, em graduações reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem concorrer às vagas disponíveis para as disciplinas isoladas. É possível se inscrever em até duas disciplinas, conforme a grade horária já disponibilizada pelo programa para o primeiro semestre (confira aqui). 

Para fazer a inscrição, o candidato precisa preencher um formulário e enviá-lo escaneado para o email pge@ufsj.edu.br, com o assunto “Solicitação de inscrição em disciplina isolada do PGE”, e ter um currículo cadastrado na plataforma Lattes. O modelo de formulário está disponível em anexo no edital do processo seletivo. A solicitação será analisada pelo Colegiado da Pós-Graduação em Ecologia, de acordo com o número de vagas disponíveis e o currículo do candidato. O resultado sai no dia 27 de fevereiro no site da pró-graduação.

Candidatos selecionados para as disciplinas isoladas deverão realizar sua matrícula na Secretaria da pós-graduação, localizada no Campus Dom Bosco, no dia 2 de março. Durante o processo, é preciso entregar comprovantes de escolaridade e documentos pessoais, detalhados também no edital de seleção. 

Não apresentar os documentos no ato da matrícula, não possuir diploma ou atestado de conclusão de curso ou enviar o e-mail fora do prazo estabelecido são situações que levam à exclusão do candidato do processo seletivo.

Programa de Pós-Graduação em Ecologia

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível de mestrado com sólido embasamento teórico e prático em ecologia básica, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSJ (PGE) é formado por estudantes provenientes dos cursos de graduação nas áreas biológicas e afins. A formação é voltada para solucionar problemas de cunho ecológico e/ou conservacionista através da associação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento.