Vertentes Agência de Notícias (VAN) alcança em média 2 mil leitores por dia

Publicada em 16/02/2018 - Fonte: ASCOM

Programa de Extensão do curso de Jornalismo se destaca como mídia de notícias de São João del-Rei e região

O programa de extensão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Vertentes Agência de Notícias (VAN), tem se destacado na região como mídia de notícia, alcançando em média dois mil leitores diários. O seu objetivo é alimentar as mídias regionais com matérias de interesse da população que tenham relevância no dia a dia.

O número de acesso às notícias da VAN, em determinadas ocasiões, chega a ser bem maior nas mais diversas redes sociais do programa. “Isso varia muito. Tem dias que chegamos a alcançar 20 mil pessoas, depende muito da interação do público com o conteúdo”, disse a bolsista Elaine Maciel.

O programa atua desde 2010 e foi uma iniciativa da primeira turma do curso. Os alunos tiveram a ideia de criar uma agência de notícias regional a fim de realizar angulações locais de eventos internacionais e, ao mesmo tempo, matérias da região. Posteriormente, em maio de 2011, a VAN foi apresentada no Intercom Sudeste, instituição sem fins lucrativos destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado, que acontece em São Paulo anualmente.

A VAN se destaca, também, pela cobertura de eventos de proporção regional, nacional e internacional, como a Semana Santa, Festival da Liberdade, Mostra de Cinema de Tiradentes, Foto em Pauta, FELIT, Trem Bier, Corrida UFSJ, partidas de futebol como o Quadrangular, Encontro de Mulheres Tatuadoras de Tiradentes, Del Rei Open de Jiu-Jitsu, Vinho e Jazz, Copa Internacional de Mountain Bike, Food Trucks em SJDR, Inverno Cultural, Encontro de Congado, Olimpíada Brasileira de Robótica, entre outros. Também nã se furtou de coberturas de cunho político, como a manifestação que ocorreu em frente à casa da Família Neves ano passado e a Ocupação na UFSJ em 2016.

Pelo menos uma vez por semana é publicada matéria em outro veículo. A VAN já alimentou mídias nacionais como O Tempo e G1, e regionais como Jornal O Raio, Jornal São João, Rádio Emboabas, Rádio Vertentes, Jornal Mural Cidade dos Sinos, site Circuito de Minas, Barroso em Dia, Prados Online, Barbacena Online, site Capoeira Vibe Mundo, dentre outros.

Atuação

Semanalmente, o programa realiza reuniões em que são discutidas as pautas jornalísticas a serem produzidas pelos bolsistas e estes apresentam um feedback dos conteúdos produzidos. Atualmente a VAN conta com 16 participantes em sua equipe. Destes, três são bolsistas e os outros 13, os repórteres, são alunos do 3º ao 5º período do Curso de Jornalismo.

Ícaro Chaves é bolsista do programa e cursa o 5º período do Curso de Jornalismo. Ele conta que, assim que entrou na faculdade, a professora e coordenadora geral da VAN, Filomena Bonfim, falou sobre o programa na sala de aula. E, como a maioria dos veteranos participava da VAN, ficou empolgado em participar. Sobre sua experiência, relata: “Lembro que queria dar o melhor de mim para ser aprovado como repórter. Mas, depois de algum tempo, saí do projeto por não me identificar muito com as funções de um repórter mesmo. Isso acabou me desanimando, mas, quando soube que teria uma vaga na área que eu gostaria de trabalhar, que é multimeios, fiquei muito animado para voltar. Hoje trabalho ao lado de uma equipe maravilhosa e fazendo o que eu gosto”.

Semanalmente, o programa publica em suas redes sociais notícias que englobam o Campo das Vertentes. Para entrar em contato com a VAN, basta mandar um e-mail para vanufsj@gmail.com. Fique por dentro também por meio das redes sociais do programa, em seu site, Instagram, Youtube e Twitter.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!