Palestrante internacional discute comunicação de dados na UFSJ

Publicada em 20/02/2018 - Fonte: ASCOM

Professor PhD da Universidade do Chipre, Andreas Pitsillides fala em evento organizado pelos Departamentos de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech) e de Ciência da Computação (Dcomp)

Dados, técnicas, problemas e comunicação são termos que vão invadir o auditório do Campus Tancredo Neves (CTAN) na quinta-feira, dia 22, às 15h30, com a palestra “Adopting nature inspired techniques in solving communication problems” do professor Andreas Pitsillides, PhD e pesquisador internacional da Universidade do Chipre.

Organizado pelo Dtech e pelo Dcomp da UFSJ, o evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, principalmente docentes e estudantes dos cursos de Ciência da Computação, das Engenharias Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e de Telecomunicações e áreas afins.

O convidado Andreas Pitsillides é professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Chipre e dirige o Laboratório de Pesquisa de Redes da mesma instituição. Palestrante internacional, já esteve em eventos de universidades e de empresas em diversos continentes. Ainda participou de mais de 30 projetos de pesquisa financiados pela Comissão Europeia e tem mais de 270 artigos científicos publicados em diferentes veículos de prestígio.

Entre as áreas de pesquisa do professor Andreas Pitsillides estão as redes de comunicação, a Internet, IoT, Smart Spaces e tecnologias de Internet. Além disso, Andreas tem interesse na adaptação de ferramentas no campo da matemática aplicada.

O pesquisador discutirá, em sua palestra, a aplicação de técnicas inspiradas na natureza para lidar com problemas de comunicação de dados. Técnicas que envolvem, principalmente, a formalização de um conjunto de regras observadas em organismos simples que resultam em comportamentos complexos e formidáveis de toda uma comunidade, como a auto-organização e a auto-adaptação, entre outros.