Confira mestrados com inscrições abertas para disciplinas isoladas

Publicada em 20/02/2018 - Fonte: ASCOM

As vagas são para as turmas de pós-graduação do primeiro semestre de 2018

Sete programas de pós-graduação da UFSJ estão com inscrições abertas para alunos que tenham interesse em realizar disciplinas isoladas nas turmas de mestrado do primeiro semestre de 2018. Cada seleção tem prazos e procedimentos específicos para a inscrição.

As disciplinas isoladas são uma possibilidade de matrícula, a qualquer interessado que cumpra pré-requisitos e seja aprovado em um processo seletivo específico, em disciplinas que não obtiveram o preenchimento de vagas com alunos regulares. Este estudante em regime especial não faz parte do corpo discente e nem mantém vínculo com a universidade, mas cursa as disciplinas na instituição.

De acordo com o calendário da pós-graduação da UFSJ, as aulas têm início no dia 5 de março. Abaixo, trazemos detalhes sobre cada programa com seleção aberta para disciplinas isoladas. Além deles, os programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Ciências Farmacêuticas em breve abrem edital. Confira:

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGbiotec)

A inscrição para participar da seleção de disciplinas isoladas no mestrado em Biotecnologia acontece no dia 22 de fevereiro. Nesta data, o candidato deve entregar a documentação necessária (confira aqui) e um formulário preenchido, informando a sua intenção de cursar as disciplinas, na Secretaria do programa no período de 13h às 16h. Até o dia 2 de março, os candidatos selecionados serão avisados por email.

Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGE)

Além de ter um currículo cadastrado na plataforma lattes, para se inscrever nas disciplinas do mestrado em Ecologia o candidato precisa preencher um formulário disponível em anexo no edital do processo seletivo. O período de inscrições é de 22 a 23 de fevereiro. Mais informações são encontradas em uma matéria já divulgada no site da UFSJ: https://goo.gl/jU5nRv

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ)

Vão até esta quarta-feira, dia 21, as inscrições para as disciplinas isoladas no mestrado em Engenharia Química. Documentos, vagas, procedimentos e prazos estão disponíveis no endereço eletrônico na página do programa. O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 27 de fevereiro.

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPgeog)

Entre os dias 26 a 28 de fevereiro, quem tiver interesse em fazer disciplinas isoladas no mestrado em Geografia tem a oportunidade de realizar sua inscrição para o processo seletivo da turma 2018/1. Ela pode ser feita presencialmente ou por procuração, na sala 3.06 do prédio Reuni no Campus Tancredo Neves (CTAN). Os documentos para o procedimento são encontrado no link: https://goo.gl/PKp5pR

Programa de Pós-Graduação em História (PGhis)

Saiba que o Programa de Pós-Graduação em História está com inscrições abertas em disciplinas isoladas no mestrado até esta terça-feira, 20 de fevereiro. Ao total, serão ofertadas cinco disciplinas, sendo duas obrigatórias e três optativas. Os dias, horários e professores responsáveis podem ser conferidos no edital da seleção.

Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Crítica da Cultura (Promel)

Com oito disciplinas disponíveis para o primeiro semestre de 2018, o mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura têm inscrições também até quarta, dia 21. Para se inscrever, o candidato precisa entregar um formulário próprio, divulgado no edital, junto de uma cópia do currículo lattes. A documentação também poderá ser enviada por sedex à Secretaria do programa.

Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus)

30 vagas estão disponíveis para estudantes que desejam cursar uma das sete disciplinas isoladas que serão oferecidas pelo Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. As inscrições ocorrem entre os dias 22 e 25 de fevereiro, de acordo com as regras divulgadas pelo edital. Elas acontecem, exclusivamente, pela internet e serão homologadas até o dia 26 de fevereiro.

Atualização em 21/2:

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPgac)

28 de fevereiro é a data limite para quem quer se inscrever em disciplinas isoladas no mestrado em Artes Cênicas na UFSJ para as turmas do primeiro semestre de 2018. Os interessados terão duas opções de disciplinas, oferecidas no período vespertino, com carga horária de 60 horas. As inscrições são feitas por e-mail, enviando o formulário (acesse aqui). O resultado dos aprovados está previsto para 2 de março no site do programa.