Primeira turma da Medicina de São João del-Rei começa internato

Publicada em 21/02/2018

Salvar vidas e viver uma rotina de desafios, como a exibida por seriados de TV, são ideais que fazem do curso de Medicina uma das graduações mais procuradas e disputadas no país. Seja qual for o motivo, quem escolhe ser médico precisa passar por etapas práticas durante a formação - o que já é realidade e história para 12 alunos do curso de Medicina da UFSJ em São João del-Rei, os primeiros da recente graduação (que começou em 2014 no Campus Dom Bosco) a cumprir o internato em instituições de saúde localizadas em São João del-Rei e Barbacena.

O internato é a última etapa da graduação em Medicina, considerado como o estágio do curso, constituído por aproximadamente 90% de atividades práticas. Nele, o estudante inicia a parte clínica, aprimorando os conhecimentos de diagnóstico, técnica e atuação no cotidiano médico. Durante esse tempo, as salas de aula são substituídas por hospitais, os professores se tornam os médicos das instituições e as provas são no contato diário com os pacientes.

Na UFSJ, quatro modalidades do internato estão em andamento: de Cirurgia, no Hospital Ibiapaba Cebams, em Barbacena, orientado pelo professor Henrique Almeida; de Saúde Mental, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), com a professora Carmem Lopes; de Pediatria, com a professora Mylvia Chiaradia, e de Ginecologia e obstetrícia, com orientação da professora Nicole Rangel, estes dois últimos cumpridos em Unidades Básicas de Saúde, Viva Vida e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Cada especialidade reúne grupos de três graduandos.

De acordo com a chefe do Departamento de Medicina, professora Laila Damázio, a experiência do internato transforma os futuros médicos: “A possibilidade de estar inserido em centros de saúde faz com que o aluno se abra para um aprendizado mais humano da profissão. Distribuídos em diversos locais, eles têm uma visão de novos cenários de prática e de outras referências”, destaca.

UFSJ em Barbacena

O Hospital Ibiapaba Cebams de Barbacena é uma entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação na prestação de serviços médicos, em cinco ramos da área da saúde, sendo referência em Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

A parceria com a UFSJ surgiu por intermédio do professor Rodrigo Russo, que também atua no Ibiapaba. Com demanda variante de 100 a 400 cirurgias por mês, de pacientes das mais diferentes cidades da região, o Hospital é local propício para o internato do curso de Medicina, já que possibilita o contato dos estudantes com um ciclo maior de atividades práticas.

Orientadas pelo professor Henrique Almeida, as estudantes Sthael Motta, Victória Amorim e Lydiane Andrade são as primeiras a ter contato com o Hospital Ibiapaba. Lá, elas acompanham diversos pacientes antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos. O maior retorno dessa atividade é aprender de perto, supervisionados por equipe qualificada, todas as nuances que envolvem procedimentos cirúrgicos diversos.

Mesmo tendo contato com a prática médica desde o primeiro período do curso, Lydiane Andrade acredita que o internato é o melhor momento para aperfeiçoar seus conhecimentos médicos. “A abordagem prática e a carga horária são os diferenciais que permitem ampliar o contato com a área. No caso do internato de Cirurgia, é totalmente novo para nós poder acompanhar o paciente em sua evolução diária”, avalia.

Devido aos resultados já alcançados no contato dos alunos com o Hospital Ibiapaba, a Coordenação da Medicina pretende expandir essa parceria para os próximos anos, analisando a possibilidade da abertura de uma residência em Cirurgia. Além disso, a realização do internato na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) está em processo de aprovação.

Próximos passos

Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena. Há dois anos, foi implantada a modalidade em Medicina da Família e da Comunidade, em cidades da microrregião das Vertentes; a residência em Clínica Médica, também em Barbacena, começa em 2019.