Reitor e prefeitos de Tiradentes e Santa Cruz de Minas discutem novas parcerias

Publicada em 01/03/2018

Na última terça-feira, 27 de fevereiro, o reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, visitou, a convite do prefeito de Tiradentes, José Antônio, e da prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos, a sede dos dois municípios. As visitas tiveram pautas semelhantes, no sentido de estreitar as relações entre a UFSJ e as cidades. A Universidade já está presente com ações de ensino, pesquisa e extensão nesses municípios, e foi solicitada a expandir as ações com outras parcerias.

Hoje a UFSJ participa ativamente do dia a dia dos municípios em diversas frentes, como, por exemplo, a Medicina. Os alunos do curso marcam presença tanto nos programas de residência médica, já no final do curso, quanto em atividades de ensino da graduação; colocando os estudantes nos postos de saúde, PSFs e até mesmo nas residências dos moradores, realizando atendimento clínico, visitas, pequenas cirurgias e participando de ações de promoção à saúde em parceria com as secretarias municipais da pasta.

Segundo o professor do curso de Medicina da instituição, Rodrigo Chavez Penha, “é fundamental conciliar o ensino com a prática para um bom aprendizado”. Rodrigo se considera ainda mais satisfeito quando essa aprendizagem é alcançada “por meio de parcerias em que a UFSJ contribui com comunidade, sendo, além de parceira, uma promotora de melhorias no atendimento público de saúde”.

Reconhecimento e novas ações

Os gestores dos municípios reconhecem a importância do trabalho da UFSJ junto às comunidades. Segundo o prefeito de Tiradentes, “é necessário celebrar a parceria da Universidade Federal de São João del-Rei com o município e trabalhar para ampliar as ações realizadas”. Já a prefeita Sinara Campos, afirmou que “é muito saudável que a UFSJ esteja presente e aberta para a comunidade que a circunda” e garantiu que “serão realizadas ações para facilitar o trabalho que a instituição federal já realiza” com programas de extensão como o Vivências Musicais, de responsabilidade do curso de Música da UFSJ, que oferece aulas de musicalização para crianças de Santa Cruz.

Para Sérgio Cerqueira é fundamental que a universidade pública esteja aberta para a comunidade e que o trabalho da gestão seja voltado para firmar parcerias levando em consideração o interesse da UFSJ mas também as demandas da comunidade. O reitor elencou para os prefeitos outras possibilidades de atuação da Federal nos municípios, como atividades de ensino de robótica nos colégios, atividades de treinamento aos servidores públicos municipais para contribuir no processo de melhoria do atendimento à população e, ainda, ações extensionistas diversas.

Os municípios de Ritápolis e Resende Costa também já firmaram parcerias com a UFSJ. A Reitoria já iniciou negociações com outras cidades.