Nepis desenvolve plano de comunicação para atividades na área de saúde do Fortim dos Emboabas

Publicada em 02/03/2018

O programa de extensão Fortim dos Emboabas, vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), promoveu na quarta-feira, 28 de fevereiro, reunião a fim de desenvolver o plano de comunicação do programa para o decorrer do ano. O objetivo é, a partir da comunicação, fortalecer a relação do Fortim com a comunidade. O programa faz parte do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis), que desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde (coletiva e mental), como as oficinas ofertadas para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Fortim.

A intenção do plano de comunicação é disponibilizar, para a comunidade externa à Universidade, o conteúdo oferecido e desenvolvido, a fim de proporcionar maior integração com a sociedade. A bolsista Clara Mattoso explica que a ideia é incrementar a interação entre os usuários do CAPS e a sociedade, “tentar sair do ambiente hospitalar em que eles se encontram”. O Fortim promove várias atividades durante as manhãs e é totalmente aberto para quem quiser participar, mas, segundo Clara, há espaço para alcançar mais pessoas da comunidade. “A ideia é aumentar a divulgação para alcançar também maior participação”.

A reunião teve a coordenação do professor Walter Melo Júnior, de professores dos cursos de Medicina e Economia, bolsistas e voluntários. Durante o encontro foram estabelecidos, por essa equipe, as ações que que pretendem desenvolver a partir de agora.

A estratégia

A fim de melhorar a integração da sociedade com o programa, o plano de comunicação aponta como uma das boas alternativas a publicação em redes sociais. A intenção é atingir estudantes e profissionais da Saúde e a comunidade. Para Clara, isso poderá levar a uma maior participação e até mesmo melhoria na qualidade do tratamento dos usuários.

Outro objetivo estabelecido é promover seminários e palestras da área de Saúde Mental, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral “Isso irá abrir a mente para novas possibilidades de tratamento e sairá dessa bolha manicomial que muitos imaginam quando se tratam de doentes mentais”, afirmou Clara Mattoso.

Atividades

A novidade deste ano é que o projeto pretende realizar toda segunda-feira, das 9h às 11h30, no Fortim dos Emboabas, oficinas com convidados. Nesse sentido, a intenção é intensificar a característica transdisciplinar do programa, convidando outros Programas e Projetos de Extensão da UFSJ em suas mais diversas áreas, para realizarem oficinas que estejam relacionadas com a proposta destes.

Além disso, acontecerão também, toda sexta-feira, no mesmo horário, oficinas musicais e atividades em circo para o público do Programa, especialmente os usuários do CAPS, mas também demais interessados.

Nepis

O Nepis desenvolve desde 2007 atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão na área da Saúde (coletiva e mental) tendo como fundamento os trabalhos desenvolvidos por Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira e Enrique Pichon Rivière, psiquiatra e psicanalista suíço. As oficinas possuem como função principal a formação de profissionais de novo tipo, ou seja, futuros profissionais que possam garantir as conquistas e dar continuidade aos movimentos de Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

Ao longo desses anos, foram efetuadas diversas parcerias para o desenvolvimento das atividades, dentre as quais com o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, Orquestra Popular Livre, Companhia de Teatro ManiCômicos. Recentemente, elas passaram a acontecer, também, no Fortim dos Emboabas, possibilitando uma maior integração dos usuários do CAPS com a comunidade.

Para mais informações, clique aqui.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!