Vacinação contra febre amarela na UFSJ: importância e contraindicações

Publicada em 05/03/2018 - Fonte: ASCOM

Começa nesta terça-feira, dia 6 de março, a vacinação contra febre amarela para servidores da UFSJ nos campi de São João del-Rei. Na semana passada, a campanha chegou ao Campus Alto Paraopeba. Você sabe por que é tão importante vacinar, e quem deve evitar a vacina?

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 723 casos da doença no país desde 1º de julho do ano passado. Só em Minas Gerais, o número é de 314. A vacina é a melhor forma de evitar a febre amarela, que tem alto índice de mortalidade.

A doença é transmitida pela picada de um mosquito infectado com o vírus e está ligada a áreas silvestres, como zona rural e locais de florestas. Devido ao surto, a vacinação está sendo reforçada pelo governo e se torna o principal instrumento de combate à febre amarela.

A equipe do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Setor de Apoio ao Servidor (Seaps), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), esclarece em que situações a vacina é contraindicada:

Crianças menores de seis meses de idade;

Pessoas com históricos de reações alérgicas graves a algum componente da vacina, como ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina;

Pacientes com histórico de doenças do timo (miastenia grave, timona, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica) devem procurar auxílio médico;

Pessoas com imunossupressão de qualquer natureza, ou seja, que tenha eficiência do sistema imunológico reduzida. Enquadram-se pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, pessoas em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores), pacientes submetidos a transplante de órgãos, pessoas com imunodeficiência primária, pacientes com neoplasias;

Gestantes devem procurar assistência médica para avaliar a aplicação da vacina, já que ela não é indicada em caso de gravidez.

Pessoas que não se enquadram nos critérios de contraindicação devem se vacinar caso ainda não tenham tomado nenhuma dose ao longo da vida. Também é aconselhável para aqueles sem o comprovante ou que não se lembram de ter tomado a vacina contra a febre amarela. Moradores da zona rural ou pessoas que pretendem viajar para áreas de maior risco, como locais de campo e florestas, devem se atentar à vacinação.

A vacina demora dez dias para fazer efeito desde sua aplicação. Após esse período, a pessoa fica imunizada pelo resto da vida. Docentes, técnicos e funcionários terceirizados interessados devem apresentar CPF e cartão de vacina para receber a dose, que será aplicada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei.

Para mais informações, veja aqui a matéria publicada recentemente no site de notícias da UFSJ.  

Veja, abaixo, material de divulgação do SUS/MG.