Projeto de extensão promove feiras agroecológicas no Campus Santo Antônio

Publicada em 05/03/2018 - Fonte: ASCOM

Dia de Feira tem como objetivo promover alimentação mais saudável e valorizar a agricultura familiar

Uma iniciativa do Núcleo de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), com o Fórum de Economia Popular Solidária de São João del-Rei e com o Fórum Regional de Economia Popular Solidária tem por objetivo estimular uma alimentação mais saudável, valorizando a produção agroecológica no Campo das Vertentes. O Dia de Feira abrirá espaço, todas às quintas-feiras, das 9h às 14h, no pátio central do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei, para a comercialização de alimentos cultivados sem agrotóxicos.

Feira de Agroecologia e Economia Solidária é um projeto de extensão que visa também a conectar produtores e consumidores, numa forma de estabelecer diálogos que promovam a cultura de uma alimentação mais saudável, abordando tanto fatores biológicos quanto socioculturais. Ou seja: além dos benefícios à saúde dos indivíduos, os alimentos devem se adequar às normas de uso sustentável do meio ambiente, priorizando a diminuição de contaminantes físicos, químicos e biológicos. Os produtores participantes do Dia de Feira estão em processo de certificação dos produtos de origem vegetal sob o selo Sem Agrotóxico (SAT). A certificação é oferecida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para sistemas isentos de agrotóxicos em qualquer fase.

Segundo a nutricionista da UFSJ, Camila Negreiros Gobira, coordenadora do projeto, este ganha a importância por envolver questões sociais, ambientais e de saúde, ao fortalecer a agricultura familiar, capaz de enriquecer a cultura de alimentos orgânicos. “O projeto vai assegurar que a distribuição e a aquisição dos produtos ocorram diretamente dos produtores da região. Com isso, queremos incentivar a prática da agricultura familiar e suas vertentes sustentáveis, além de agregar valor à renda dos produtores, de modo a fortalecer a economia local e a qualidade de vida de agricultores e frequentadores da feira.”

De acordo com dados do governo brasileiro, 70% dos alimentos consumidos pela população, hoje, são oriundos da agricultura familiar. É nesse cenário que o Dia de Feira quer se firmar. Estarão à venda os seguintes alimentos:

● Verduras, legumes e frutas conforme a sazonalidade
● Ovo caipira
● Feijão, milho e fubá
● Temperos e chás
● Geleias artesanais e conservas
● Pães, tortas, biscoitos e massas caseiras
● Queijo, iogurte, coalhada e manteiga