Nupid/UFSJ passa a integrar a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas

Publicada em 06/03/2018

O Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas da UFSJ (Nupid) passa a integrar a Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas (PBPD). A decisão foi tomada no último sábado, dia 3 de março, quando, em assembleia da PBPD, foram votadas inclusões de novas entidades na Plataforma.

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas, como descrito no próprio site da entidade, é “uma rede para a atuação conjunta de organizações não governamentais, coletivos e especialistas de diversos campos de atuação que busca debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e na redução dos danos produzidos pelo uso problemático de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação”. Já faziam parte da Plataforma 44 entidades de todo o país e, com as novas inclusões, como a do Nupid/UFSJ, a PBPD passa a ser composta por 53 entidades, oriundas das cinco regiões brasileiras.

No pedido de filiação do Nupid à Plataforma, o coordenador do Núcleo, professor Marcelo Dalla Vecchia, do Departamento de Psicologia da UFSJ, destacou a possibilidade de colaboração e parceria na captação de recursos das agências de fomento à pesquisa de âmbito estadual (Fapemig) e nacional (CNPq, Capes e Finep) para o desenvolvimento de pesquisas que ofereçam evidências à necessidade de reformas nas políticas sobre drogas no Brasil. Destacou, também, a expertise que o Nupid tem conquistado em atividades presenciais de formação inicial e continuada para profissionais voltados à atuação no campo de álcool e outras drogas por intermédio do CRR/UFSJ, que podem colaborar em iniciativas da Plataforma.

Nupid

Fazem parte do Núcleo os professores Marcelo Dalla Vecchia, Cássia Beatriz Batista e Isabela Saraiva de Queiroz, todos do Departamento de Psicologia; alunos que desenvolvem pesquisas de iniciação científica e no Mestrado em Psicologia no campo de álcool e outras drogas; estagiários do Programa "Eiras e Beiras: ampliando cenários de práticas em redução de danos", e a equipe técnica do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR-UFSJ).

Uma das atividades previstas para 2018 pelo Nupid, por intermédio do Centro Regional de Referência para a Formação em Políticas sobre Drogas (CRR-UFSJ), é o curso "Atenção integral aos usuários de álcool e Outras drogas: da teoria à prática", para profissionais das políticas públicas que trabalham em ações de prevenção e cuidados a pessoas com problemas devidos ao uso de álcool e outras drogas da regiões de São João del-Rei, Barbacena e Lavras.