Comissão de Residência Médica se reúne com gestores da região para garantir programa em 2018

Publicada em 06/03/2018

A Comissão de Residência Médica (Coreme) realizou reunião no dia 26 de fevereiro, no Pavilhão de Aulas do Campus Dom Bosco. O encontro teve a participação de gestores de saúde da região para discussão em torno do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

A Residência Médica é uma modalidade oferecida para o ensino de pós-graduação. Os residentes podem adquirir experiência, além de contribuir para a saúde local, em instituições de saúde da região, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Estiveram representadas, nas figuras de seus secretários, as cidades de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei, além da presença da reitoria da UFSJ. Eles puderam ouvir dos professores do curso de Medicina, Rodrigo Penha e Rosa Gouveia de Sousa (coordenadora do Coreme), como funcionará a gestão do programa em 2018.

“É uma parceria que dá crédito para a região. É uma região que começa a se mover e aproveitar essa vocação universitária”, conta o professor Rodrigo. “A gente sabe que a oportunidade da universidade ajudar na administração e no fluxo desses pacientes é muito interessante”.

Presente na reunião, o reitor da Universidade, professor Sérgio Cerqueira, reforçou a importância da presença da UFSJ na comunidade de São João del-Rei e entorno. “Esta Universidade é, hoje, ponto-chave na economia de São João del-Rei. Temos aqui cerca de 450 professores, 350 técnicos-administrativos e 8 mil estudantes. O impacto nessas pessoas e na economia regional é grande, mas ele não deve passar só por isso. Ela tem que ter o impacto na comunidade”, disse o reitor aos gestores presentes. “Quando a gente fala de desenvolvimento, tem de falar em um sentido mais amplo. O desenvolvimento humano, que engloba o econômico, mas também o social”.

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos às vagas de residência aconteceu durante o mês de janeiro deste ano. Os primeiros resultados começaram a ser divulgados em fevereiro. As listas de excedentes/convocados também já estão disponíveis. O processo pode ser conferido na página da Coreme, onde também podem ser obtidas outras informações: ufsj.edu.br/coreme/editais.php