Nepis promove décima edição de seminário sobre Saúde e Educação

Publicada em 13/03/2018

O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) promove, no dia 15 de março, o X Seminário Saúde e Educação, com o tema “Saúde Mental e Trabalho”. O evento será no Auditório do Campus Dom Bosco e tem horário previsto de realização das 19 horas às 21h30.

Segundo a psicóloga do trabalho, Matilde Agero Batista, o seminário objetiva mostrar as formas de intervenção da Psicologia. Matilde ressalta que “o adoecimento mental no trabalho vem aumentando assustadoramente. Então, é um tema importante para se tratar e conhecer melhor”.

Os interessados em participar do Seminário podem se inscrever aqui. O valor da inscrição é de R$ 5.

Os três palestrantes convidados são: Elisiene Chaves Fagundes, psicóloga do Serviço Especial em Saúde do Trabalhador (SEST) do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte; Manoel Deusdedit Júnior, psicólogo, que é mestre em Engenharia de Produção e doutor em Psicologia pela UFMG; e Renata Bastos Ferreira Antipoff, psicóloga, mestra em Engenharia de Produção e doutora em Educação pela UFMG.

Nepis

O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde desenvolve, desde 2007, atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão na área da Saúde (coletiva e mental) por meio da realização de oficinas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

As oficinas têm como fundamento os trabalhos desenvolvidos por Nise da Silveira (1905-1999), renomada médica psiquiatra brasileira, e Enrique Pichon Rivière (1907-1977), psiquiatra e psicanalista suíço, nacionalizado argentino. A função principal é formação de profissionais de novo tipo, ou seja, futuros profissionais que possam garantir as conquistas e dar continuidade aos movimentos de Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

Ao longo desses anos, foram efetuadas diversas parcerias para o desenvolvimento das atividades, dentre as quais com o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, Orquestra Popular Livre, Companhia de Teatro ManiCômicos. Recentemente, elas passaram a acontecer, também, no Fortim dos Emboabas, fortalecendo a integração dos usuários do CAPS com a comunidade.

Para mais informações, clique aqui.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Em virtude da instabilidade dos sistemas na última sexta-feira, esta semana publicamos o Comunica Extensão na terça-feira, excepcionalmente. Acompanhe!