"Vamos falar sobre cachorro?": Amigos de Quatro Patas promove VII Workshop

Publicada em 13/03/2018

Vamos falar sobre cachorro? Este é o convite do programa de extensão Amigos de Quatro Patas, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para o VII Workshop. O evento será dia 15 de março, às 17h, na Plenária da Câmara dos Vereadores, que fica à Rua Ministro Gabriel Passos, 235, Centro Histórico de São João del-Rei.

O Workshop abordará os resultados obtidos pela pesquisa, com enfoque no abandono de animais, que o Programa realizou no decorrer deste ano em dez bairros de São João del-Rei. O objetivo foi levantar informações sobre como os proprietários exercem a guarda dos seus bichinhos e também a relação das pessoas com os cachorros de rua. Para ler a matéria completa sobre a pesquisa, clique aqui

A bolsista Flávia Trevor ressalta que a equipe já “bate na tecla, todo ano, de como a situação [dos animais em situação de rua] é crítica em São João del-Rei”. Os resultados, entretanto, fizeram com que os membros abrissem os olhos para algo que já tinham conhecimento que acontecia, mas sem a real noção da intensidade como acontecia, que é a questão do abandono em si. “A maior parte desses animais que estão na rua são animais que, antes, eram domiciliados. Então, é importante mostrar para a comunidade que o que a gente está vendo na rua não é um animal que está na rua e está se reproduzindo; é um animal que estava dentro de casa. Que as pessoas abrem a porta e deixam ir embora, como se isso não fosse acarretar problema nenhum”.

Programação

Às 17h acontece a abertura e apresentação do programa de extensão. Às 17h20, a professora Beatriz Alves Ferreira, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), fala sobre o seu relato de experiência. A programação continua com a palestra “Como evitar o abandono do seu filhote”, pela graduada em Zootecnia da UFSJ, Ana Carolina Provenzano. O evento encerra com roda de conversa e coffee break.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no prédio de Zootecnia no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) ou pelo e-mail workshopamigosde4patas@hotmail.com. Haverá emissão de certificado.