Adro Galeria recebe exposição de Zandra Miranda

Publicada em 14/03/2018

A exposição “Tramas da Criação”, da artista e professora do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, Zandra Miranda, será inaugurada no sábado, 17 de março, às 19h, na Adro Galeria, no Centro de São João del-Rei. A mostra reúne obras datadas desde 1996, em uma retrospectiva da trajetória de Zandra em desenho, monotipias, cerâmica e pintura. A exposição apresenta a experiência criativa como exercícios rumo ao conhecimento sensível da artista em relação ao mundo e a si mesma, em paisagens internas e externas. 

A mostra reúne trabalhos da série Psicanalítica, composta por monotipias e pinturas em preto e branco, apresentando de forma crua o registro de cenas oníricas e simbólicas; do conjunto intitulado Corpo, que traz experiências híbridas de modelagem no torno e desenhos, reunindo obras produzidas entre 2007 e 2017, em que peças tridimensionais se tornam suporte para o desenho de observação; e das três pinturas recentes produzidas em Terra e Ouro, como parte da pesquisa de pós-doutorado iniciada em 2018, com a proposta de registrar e refletir acerca da paisagem cultural de São João del-Rei.

Talento e versatilidade, num domínio total de técnicas distintas como o desenho, a pintura, a gravura, a modelagem em argila, incluindo a modelagem no torno além de propostas mistas com desenhos e gravuras sobre objetos cerâmicos. Assim o artista visual e um dos curadores da Adro Galeria, Ricardo Coelho, define Zandra. "É, na minha opinião, sem qualquer sombra de dúvida, uma das mais expressivas artistas contemporâneas em atuação, principalmente quando se expressa por meio das linguagens do desenho e da gravura", complementa.

A exposição fica aberta para visitação de 17 março até o dia 15 de abril, às quintas-feiras das 11h às 17h, sexta e sábado das 11h às 21h30 e aos domingos das 12h às 15h. A Adro galeria fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 154a, no Centro Histórico de São João del-Rei. A entrada é gratuita.

Adro 

A Adro galeria é uma iniciativa de um grupo de artistas com a intenção de divulgar, discutir e comercializar arte contemporânea fora dos moldes das tradicionais galerias, na intenção de aproximar artistas e público. A galeria fica situada na Rua Getúlio Vargas, 154a, no Centro Histórico de São João del-Rei. Mais informações: www.adrogaleria.com ou www.facebook.com/adrogaleria.com.