Abertas inscrições para Mostra Universitária de Audiovisual (MUDA!)

Publicada em 16/03/2018

A Mostra Universitária de Audiovisual, MUDA!, um projeto de extensão voluntário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), abriu, em março, inscrições para a Mostra de 2018. O evento deste ano acontecerá de 20 a 22 de agosto, no Auditório do Campus Dom Bosco. Os interessados podem enviar curtas até 6 de junho. Para mais informações, basta acessar o edital, clicando aqui.

O MUDA! foi criado em 2015 e aprovado como projeto de extensão voluntário pelo Edital 13/2015/Proex. A ideia principal do projeto é a de retribuir, compartilhar e retornar à sociedade os conhecimentos produzidos pelos três pilares da Universidade, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Embora configurada como atividade da extensão, no pilar “Ensino” o projeto amplia os conhecimentos trabalhados no curso de Comunicação Social - Jornalismo, em especial as disciplinas de Documentário, Tópico Variável de Comunicação e Cultura e Fotojornalismo. O pilar “Pesquisa” é fortalecido pelos projetos já aprovados que tratam do tema.

O projeto é uma realização dos professores do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ, Vanessa Maia, João Barreto e Kátia Lombardi. Atualmente, a equipe conta, além desses professores, com a participação de alunos do curso, nas seguintes áreas: Mídias Sociais, Alícia Antonioli; Identidade Visual, Rafael Senna; Produção, Augusto Rafael, Isabela Souza e Thais Andressa.

Thais Andressa comenta que o planejamento para a Mostra se baseia “nas experiências que estamos colhendo em sala, nas disciplinas já citadas, ministradas conjuntamente, pelos professores que propõem a coordená-la”. A partir dessas experiências, os alunos apresentam os moradores comuns desta cidade, seus hábitos, suas crenças, sabedorias e vivências. “Esta escolha fantástica, icônicoindicial, motivada a partir das discussões feitas em aula, tem valorizado temas que a mídia tradicional torna invisível em suas vitrines majoritárias e excludentes: comunidades quilombolas, trabalhadores rurais, catadores de lixo, travestis, gays, benzedeiras, donas de casa, faxineiros, dentre outros”, arremata.

A professora Vanessa Maia ressalta a importância “do diálogo entre os alunos realizadores, a convivência no ambiente acadêmico, a visibilidade das produções que trazem assuntos fundamentais que não são abordados pela grande mídia, a vivência do ambiente acadêmico”.

Ações

O projeto realizou a sua primeira Mostra Universitária em 2016. Porém, em 2017, devido à greve dos docentes, discentes e técnicos, ocorrida na UFSJ, a Mostra teve que ser adiada. Essa escolha foi reforçada, também, pela onda de assaltos que aconteceu nos campi de São João del - Rei.

Neste ano, o projeto pretende realizar debates e mostra de filmes universitários com premiação a partir da escolha do júri nas categorias.

Fique por dentro do projeto, acompanhando-o pelas redes sociais, site, Facebook, Instagram e contactando pelo e-mail mudaufsj@gmail.com.