Mulheres promovem acolhida feminista

Publicada em 19/03/2018

I Semana Feminista da UFSJ discute o machismo como problema estrutural

Ingressar em uma universidade é uma experiência transformadora: todo o conhecimento oferecido por ela permite refletir sobre quem os estudantes podem se tornar. Com o intuito de provocar o debate acerca da condição da mulher na sociedade, o Levante Popular da Juventude e os coletivos CarcarÁ, Dandara e Francisca Prager convidam alunas e alunos recém-matriculados na UFSJ para a I Semana Feminista da Universidade, que acontece entre 19 e 23 de março, nos campi Dom Bosco e Santo Antônio.

O evento foi organizado inteiramente por mulheres, que se dividiram em grupos de trabalho temáticos. Segundo Carolline Ruela e as componentes do GT de Comunicação, Camila Campos, Claudia Simões e Maria Emília Rezende, a intenção dos coletivos são-joanenses é expor as pautas que envolvem a mulher na sociedade nos diversos espaços em que está inserida, como o político e o econômico: “O evento é aberto a todos e todas, inclusive homens, pois são assuntos extremamente importantes para avançarmos na construção de uma Universidade que respeite as mulheres.”

Serão quatro dias de debates, oficinas e exposições, com o objetivo de aproximar as ingressantes das discussões realizadas pelos grupos, como a importância do feminismo negro, a saúde da mulher, as lutas históricas dos movimentos estudantis e a LGBTfobia. “Queremos com isso mostrar também a importância da auto-organização de mulheres, para crescermos em discussões e na condução das nossas lutas. Seja contra a conjuntura política atual, seja contra o machismo e/ou racismo de professores, companheiros, no mercado de trabalho ou no meio acadêmico”, afirmam as organizadoras.

Uma das convidadas para compor a programação é a presidenta da Central Única de Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), Beatriz Cerqueira, que ministrará a roda “Os desafios do feminismo no mundo do trabalho”. Nela, pretende-se fazer uma reflexão sobre as questões ainda enfrentadas pelas mulheres no ambiente de trabalho, mesmo após os progressos sociais conquistados.

Para as organizadoras da I Semana Feminista, esses retrocessos também podem ser observados no ambiente universitário, o que reflete um problema inerente às esferas da sociedade brasileira como um todo: “A violência contra as mulheres tem aparecido nas mais diversas formas e é imprescindível entendê-la não como casos isolados e, sim, como um problema estrutural da nossa sociedade, que possibilita a sua existência, para enfim poder mudá-la”, atesta Carolline Ruela.

Confira aqui a programação completa e mais informações sobre a I Semana Feminista da UFSJ.