Ação Cultural do Festival Artes Vertentes alcança mais de 60 crianças e adolescentes

Publicada em 19/03/2018 - Fonte: ASCOM

O Festival Artes Vertentes, promovido em Tiradentes desde 2012, iniciou as atividades da Ação Cultural de 2018. Desta vez, mais de 60 crianças e adolescentes se inscreveram para participar gratuitamente de aulas de música, desenho e do Coro VivaVoz. A Ação Cultural é realizada em parceria com a Prefeitura de Tiradentes, a UFSJ, a Amat e a Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes (AAFAV). As atividades começaram na primeira semana de março e vão até dezembro.

As aulas de Artes Visuais são ministradas por Ísis Alcântara e Ísis Bey Trindade, ambas artistas visuais formadas pela UFSJ. Estão matriculados atualmente 33 alunos. São ministradas na sede da Amat, às segundas e quartas-feiras, em dois turnos: manhã e tarde.

As aulas de Flauta Doce, ministradas por Daisyane Costa, graduanda da UFSJ, sob a orientação do professor e clarinestista Iura de Rezende, têm nove alunos matriculados e acontecem às segundas-feiras, na sede da Amat, em três horários, sendo um pela manhã e outros dois pela tarde.

Já as aulas de iniciação musical são ministradas por Tiago Sousa, músico formado pela UFSJ e mestrando da UFMG. Este curso é frequentado por alunos das aulas de flauta e integrantes do Coro VivaVoz, com o objetivo de trabalhar com as crianças uma base conceitual sobre música. As aulas acontecem na Escola Estadual Basílio da Gama, aos sábados, em dois horários vespertinos.

O Coro VivaVoz, por sua vez, tem regência de Luan Augusto, formado pela UFSJ, e a participação de 19 crianças e adolescentes. Os ensaios são aos sábados à tarde, na Escola Estadual Basílio da Gama.

Além das aulas, os alunos matriculados na Ação Cultural farão intervenções em diversos espaços da cidade, entre os quais o Lar dos Idosos, com a direção de Mari-Maël Legris e Carlos Moraes, artistas plásticos e arte-educadores que já realizaram trabalho de natureza similar na Europa e em São Paulo, respectivamente.

Em julho, a exemplo do que foi feito no ano passado, os alunos matriculados no curso de Artes Visuais participarão de uma oficina de animação. Artistas convidados pelo Festival Artes Vertentes também trabalharão com as crianças da Ação Cultural, em obras que serão apresentadas na sétima edição do festival, entre 6 e 16 de setembro.