Prope/UFSJ lança editais de Iniciação Científica 2018

Publicada em 19/03/2018 - Fonte: ASCOM

Veja o que mudou em relação a 2017

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (Prope) divulgou na sexta-feira, 16 de março, o conjunto de editais dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica. Diferentemente dos últimos anos, em que havia dois períodos de lançamento dos certames, a partir de 2018 será feito apenas um. Essa mudança simplificará os processos de seleção dos projetos de iniciação científica e, por ocorrer em apenas uma ocasião anual, possibilitará aos pesquisadores mais tempo para se dedicarem a outras atividades.

Os proponentes deverão estar atentos ao período de vigência de cada edital. Por exemplo, os projetos aprovados nos editais 04 e 08/2018 terão início em agosto de 2018, com fim em julho de 2019. Já os referentes aos editais 05, 06 e 07/2018 começarão em março de 2019 e irão até fevereiro de 2020.

As propostas poderão ser encaminhadas, conforme opção do pesquisador, para todos os editais, respeitado o limite de duas submissões para cada. As inscrições para todos os editais estarão abertas de 9 de abril a 14 de maio de 2018.

Confira, abaixo, resumo dos editais:

Edital 003/2018: específico para pesquisadores com apoio externo

Outra novidade é o lançamento do Edital 003/2018/Prope – Pibic/CNPq/Fapemig. Ele é destinado apenas para pesquisadores da UFSJ que tiveram projetos contemplados em alguns editais específicos da Fapemig ou do CNPq nos anos de 2016 e 2017. Essa medida cumpre as recomendações das duas agências de destinar bolsas aos projetos aprovados em seus respectivos certames e chamadas. Assim, os pesquisadores receberão as bolsas vindas da mesma agência de fomento em que tiveram seus projetos contemplados.

Também foi adotado o critério de que os proponentes contemplados no certame 003/2018 não poderão ganhar bolsas nos editais que tiverem a mesma agência de fomento como financiadora. Assim, se receber bolsa do CNPq no edital 003/2018, o pesquisador fica impedido de obter nova bolsa no edital 04/2018 que é financiado pelo CNPq. O mesmo vale para os casos da Fapemig. Isso diminuirá a concorrência nos demais editais financiados pelo CNPq e Fapemig.

A intenção é estimular os pesquisadores da instituição a submeterem propostas a editais externos, para assim integrarem a iniciação científica a projetos mais abrangentes de pesquisa.

O prazo para inscrição do edital 003/2018 é de 15 a 22 de março de 2018.

Editais 004/2018 a 008/2018

Edital 004/2018 - Pibic/Pibiti/CNPq/UFSJ e Piic – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre agosto de 2018 a julho de 2019. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica. Contemplados nos Edital 003/2018 (ver acima) com bolsa do CNPq poderão se inscrever, mas não receberão bolsas e terão a opção de desenvolver o projeto na modalidade Piic.

Edital 005/2018 - Pibic/Pibic-EaD/Fapemig/Capes/UFSJ e Piic – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre março de 2019 a fevereiro de 2020. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica. Contemplados nos Edital 003/2018 (ver acima) com bolsa do Fapemig poderão se inscrever, mas não receberão bolsas e terão a opção de desenvolver o projeto na modalidade Piic.

Edital 006/2018 - PPC/Fapemig/UFSJ – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre março de 2019 e fevereiro de 2020 que envolvam em seu desenvolvimento, de forma coordenada, um bolsista de Iniciação Científica dos cursos de graduação da UFSJ e um bolsista de Iniciação Científica Jr, estudante do Ensino Médio. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica.

Edital 007/2018 - Pibic-Jr/Fapemig – Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência de março de 2019 a fevereiro de 2020 que envolvam em seu desenvolvimento um bolsista de Iniciação Científica Jr, estudante do Ensino Médio. Os projetos podem ser desenvolvidos em co-orientação com professores da rede pública de ensino médio ou docentes dos Institutos Federais. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica Júnior.

Edital 008/2018/Prope/Proae – Pidac-Af/Pidati-Af/Pidac-Artes-Af/Pibic-Af/CNPq/UFSJ - Edital de ampla concorrência, para projetos com vigência entre agosto de 2018 e julho de 2019, que envolvam em seu desenvolvimento discentes da UFSJ contemplados nos Editais Pase da Proae. O Edital reserva cotas específicas para projetos de iniciação tecnológica (Pidati-Af) e de iniciação científica na área de Artes (Pidac-Artes).

Os textos completos dos Editais de Iniciação Científica da UFSJ podem ser encontrados na página www.ufsj.edu.br/pic/editais.php.