Inscrições abertas para o Mestrado em Letras

Publicada em 20/03/2018 - Fonte: ASCOM

Entre os dias 19 a 23 de março, interessados podem se candidatar para as 22 vagas disponíveis

Se você deseja se dedicar ao mundo das palavras, suas construções e significados, fique atento: o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ (Promel) abriu inscrições para o processo seletivo de mestrado, que vai escolher alunos regulares para a turma do segundo semestre de 2018. O período para se inscrever é de 19 a 23 de março, exclusivamente por email.

“Teoria Literária e Crítica da Cultura” é a única área de concentração do programa de mestrado que tem duas linhas de pesquisa: “Discurso e Representação Social” e “Literatura e Memória Cultural”. Ao total, 22 vagas serão oferecidas, sendo especificamente 11 para cada linha de pesquisa. As aulas acontecem no Campus Dom Bosco (CDB) durante o período vespertino.

Para se inscrever é preciso que o candidato seja graduado, ou graduando em fase de conclusão, do curso de Letras ou áreas equivalentes. A inscrição acontece apenas pelo email “processoseletivopromel2018@ufsj.edu.br” com o envio dos documentos necessários, que são: formulário de inscrição, documentos pessoais (no caso, identidade e CPF), comprovante de taxa de pagamento, Curriculum Lattes e plano de estudo com indicação da linha de pesquisa escolhida. Detalhes e a lista de professores de cada linha de pensamento são encontrados no edital do processo (veja aqui).

A Taxa de Expediente de Processo Seletivo, no valor de R$ 75,00, deve ser paga no Banco do Brasil e utiliza da Guia de Recolhimento da União (GRU), obtida por meio do endereço eletrônico: https://goo.gl/sVyaoe

O processo seletivo

A seleção terá três etapas distintas de caráter classificatório. A cada etapa o candidato recebe uma pontuação entre 0 a 10. A nota final mínima para aprovação é 7, calculada por meio de média ponderada.

1) Prova escrita, regida pela bibliografia definida no edital, com peso duplo. Nesta etapa, as questões devem ser respondidas em prosa dissertativa, sem consulta a materiais complementares.
2) Prova instrumental de língua inglesa, com peso único. Os candidatos terão que ler um texto escrito em língua inglesa para que respondam, em português, questões de compreensão. Nesta etapa, é permitido o uso de dicionários.
3) Defesa oral do Plano de Estudo, com peso duplo. Esta etapa acontece individualmente, seguindo a ordem alfabética dos candidatos. Vale lembrar que ela será gravada em formato audiovisual para assegurar a transparência do processo e o cumprimento a determinações legais.

-19 a 23 de março: Período de inscrições.
- 4 de abril: data-limite para o deferimento da inscrição, divulgado pelo endereço eletrônico do programa de pós-graduação.
- 8 de maio: primeira etapa, prova escrita, com início às 9 horas.
- 8 de maio: segunda etapa, prova de língua estrangeira, com início às 14h30.
- 9 e 10 de maio: Terceira etapa, defesa oral do projeto.
- 4 de junho: divulgação do resultado do processo seletivo.
- 4 a 8 de junho: período para interposição de recursos ao resultado do processo seletivo.
- 21 de junho: resultado da análise dos recursos.
- 27 de junho: Divulgação do Resultado Final.