Sesc Confluências: espaço de debate abre inscrições para agentes culturais

Publicada em 20/03/2018

Podem se inscrever profissionais e alunos ligados às artes visuais

O Sesc Confluências acontece neste ano pela primeira vez em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. A iniciativa promovida pelo Sesc tem o objetivo de proporcionar um espaço de debate a agentes culturais - sejam eles artista populares, jornalistas, educadores, estudantes, pesquisadores - e incitar a discussão e a reflexão sobre o atual cenário da cultura mineira. As inscrições podem ser feitas até 25 de março. Estão disponíveis 20 vagas para profissionais ligados ao campo das artes visuais. Podem se inscrever professores e alunos dos cursos de Artes Visuais, Comunicação Social, História, Filosofia, Letras, Pedagogia, além de artistas populares, pesquisadores, críticos, gestores, curadores.

Há três encontros previstos para os meses de julho e novembro de 2018, somando uma carga horária de 60 horas, e os aprovados que não residirem em Belo Horizonte terão transporte, alimentação e estada pagos pelo Sesc. Com característica imersiva, as reuniões serão mediadas pelos curadores Francisca Caporali e Divino Sobral. Os participantes se encontrarão em laboratórios culturais, com o objetivo de trocar conhecimentos e discutir a arte contemporânea regional.

Além disso, durante o evento também haverá palestras, oficinas, debates e consultorias propostas pelos participantes. Assim, o Sesc Confluências busca promover as artes visuais de forma descentralizada. Após a análise da atual situação da arte em Minas Gerais e o diagnóstico de seus pontos fracos e debilidades, os participantes se reunirão para elaborar um projeto que tenha o objetivo de melhorar o campo artístico regional, que será desenvolvido futuramente pelo Sesc.

Nas edições anteriores, o evento foi realizado nos estados do Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Em 2018, o Sesc Confluências acontecerá, ao mesmo tempo, em Minas Gerais, Alagoas, Maranhão e Pernambuco.

Para mais informações, acesse www.sesc.com.br/portal/site/confluencias