Workshop Amigo de Quatro Patas une representantes da comunidade e dos poderes públicos

Publicada em 12/04/2018 - Fonte: ASCOM

O programa de extensão “Amigo de Quatro Patas” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), realizou, em março, seu VII Workshop. O evento, ocorrido na Plenária da Câmara dos Vereadores, no Centro Histórico de São João del-Rei, chamou a atenção sobre o abandono de animais e a devida conscientização sobre o tema.

A bolsista Flávia Trevor aponta que a novidade, desta vez, foi ter trazido à discussão algo mais prático, didático. “Não adianta apenas falar sobre abandono, sobre conscientização. Por isso, a gente trouxe aspectos da área que fossem atrativos para as pessoas.”

O Workshop teve a participação de estudantes do curso de Zootecnia da UFSJ, representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), membros do programa de extensão “Amigo de Quatro Patas” de Divinópolis, a zootecnista Ana Carolina Provenzano e, ainda, representantes da Câmara dos Vereadores e das comunidades alcançadas pelo programa.

A abertura ficou por conta do estudante de Zootecnia, Hugo Borges. Em seguida, representando a Proex, a diretora Telma Resende falou sobre a importância do programa e os seus resultados. Posteriormente, a coordenadora do Quatro Patas, professora Leila Gênova Gaya tratou sobre o programa e agradeceu o apoio recebido.

A programação teve, ainda, apresentação do Amigo de Quatro Patas pela bolsista Fernanda Almeida, que falou sobre o conteúdo do programa e os resultados obtidos até o momento, e a palestra “Como evitar o abandono do seu filhote”, ministrada pela zootecnista graduada pela UFSJ, Ana Carolina Provenzano.

Ao final aconteceu uma roda de conversa entre os participantes.

Divinópolis

Convidada do evento, a professora Beatriz Alves Ferreira, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), contou sobre sua experiência em Divinópolis. Ela é coordenadora do programa de extensão “Ações em Saúde e Meio Ambiente - Controle de população em animais errantes Ano 2 (Amigo de Quatro Patas - Divinópolis)”, que é baseado no programa de São João del-Rei.

Comunidade e poderes públicos

Maria Rudilene Coelho é uma moradora que oferece lar temporário para animais que são resgatados nas ruas. Ela esteve presente no evento e compartilhou suas experiências. Flávia Trevor explica que a sua presença foi muito importante para o evento, pois “mostra o lado da comunidade, a visão que as pessoas têm do que o programa faz por elas, o que ele deveria fazer mais e o que as pessoas como um todo poderiam fazer pelos animais. Ela foi uma representação bem simbólica de uma parcela da comunidade, que, às vezes, precisa ter esse espaço para falar.”

A presença de um vereador também foi destacada por Flávia. “O que o projeto mais precisa é o apoio dos poderes públicos, e sentir esse apoio, ver um vereador lutando por uma causa, foi com certeza muito enriquecedor também”.

Resultados

A bolsista Flávia Trevor destacou a importância do Workshop. “Foi muito interessante para a gente ver como um programa que surgiu da nossa iniciativa pode ter tido desdobramentos tão diferentes e alcançar metas tão diferentes das nossas. E, ao mesmo tempo, ter o mesmo ideal de estar fazendo essas campanhas de conscientização, de estar ensinando às pessoas a importância de se cuidar do animal dentro de casa, de não abandonar e trazer isso para a comunidade acadêmica e extra acadêmica também”.

Ela destaca, ainda, o fato de grande parte do público presente ser formado por alunos do curso. “A maior participação dos estudantes de Zootecnia reforça a importância da existência do programa e também de chegar até a comunidade, llevar campanhas de conscientização”.