Mestrado em Física abre inscrições

Publicada em 13/04/2018

Entre os dias 14 de abril a 20 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFSJ (PPGF), em associação ampla com as Universidades Federais de Alfenas (Unifal/MG) e Lavras (Ufla), recebe inscrições para a seleção de candidatos ao mestrado na turma do segundo semestre de 2018. Ao total, o processo seletivo oferece até 21 vagas disponíveis, divididas entre as três instituições.

Na UFSJ, os candidatos podem escolher entre realizar o curso no Campus Dom Bosco (CDB), na cidade de São João del-Rei, ou no Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco/Congonhas. O mestrado tem duração prevista de 24 meses, com aulas em turno integral, tendo as disciplinas “Mecânica Quântica”, “Eletromagnetismo” e “Física Estatística” como obrigatórias.

Vagas adicionais poderão ser ofertadas, de acordo com a demanda e a disponibilidade dos professores-orientadores, após aprovação do Colegiado do Programa. Mais detalhes no edital: https://goo.gl/qCJ4b6

Inscrições

Para realizar o processo seletivo ao Mestrado em Física, o candidato precisa ser portador de diploma de nível superior ou atestado de provável formando. No último caso, também valerá documento comprobatório com data de integralização curricular até o último dia de matrícula do programa.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico do programa. Lá, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e indicar uma das três instituições para fazer a prova e frequentar as aulas.

O comprovante da inscrição, o documento de identificação com foto e o diploma de nível superior devem ser apresentados à comissão examinadora antes de iniciar a prova escrita. Além disso, é preciso enviar cópias do histórico escolar da graduação junto do currículo em formato Lattes para o e-mail das secretarias do programa até o dia e o horário da prova.

Processo Seletivo

Uma comissão, constituída de nove professores, sendo três de cada instituição, ficará responsável pela seleção, que será em duas etapas.

Primeira etapa: prova escrita de conhecimentos em Física, de caráter eliminatório e classificatório, com peso de 70% do valor total do processo, com dez questões discursivas, conforme a bibliografia sugerida, e o candidato deverá responder seis delas. A prova será realizada no dia 6 de junho, nos locais descritos pelo edital. A duração prevista é de três horas para a realização.

Segunda etapa: análise do currículo Lattes e do histórico escolar do candidato, de caráter classificatório, com peso de 30% do valor total do processo. Somente participarão desta etapa os candidatos aprovados na etapa anterior.

O primeiro resultado está previsto para o dia 15 de junho e será calculado pela média ponderada das notas de cada etapa. Após o período de recurso, o resultado final será divulgado no dia 20 de junho.