Reunião entre chefias e Reitoria: balanço positivo de dois anos de gestão

Publicada em 13/04/2018

Em reunião administrativa realizada na última quinta-feira, 12 de abril, o Reitor da UFSJ, professor Sérgio da Gama Cerqueira, conversou com pró-reitores, diretores e chefias para tratarem do balanço dos dois anos de administração e apontarem caminhos para o futuro. Foram ressaltadas conquistas da instituição nos últimos anos, tais como o início das obras no novo RU, situado no Campus Santo Antônio (CSA); o andamento e a finalização da construção de novos prédios; os estudos para a reorganização do prédio antigo do Santo Antônio; e investimentos em infraestrutura e laboratórios. Todas as obras estão em andamento ou em processo de finalização. 

"A Universidade consegue, neste momento, respirar, devido às práticas administrativas responsáveis, embora a crise ainda seja sentida por todo o país", declara o Reitor. Para os próximos dois anos de gestão, Sérgio Cerqueira acredita que é possível voltar a sonhar com novas perspectivas, e isso, enfatiza, deve-se "graças ao trabalho coletivo dos servidores e colaboradores".

Os avanços se somam à expansão vivida nestes 31 anos, resultando em uma universidade plural e multicampi. A instituição, hoje, consolida sua presença em São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco, Congonhas e Sete Lagoas. Os campí Alto Paraopeba e Centro-Oeste Dona Lindu, inclusive, completam sua primeira década de existência.

Na reunião, foi anunciado, também, que não haverá substituto para a vice-Reitoria, em respeito ao histórico da Universidade de indicar tanto o Reitor quanto o vice-Reitor por meio de consulta feita aos segmentos da comunidade.

Restaurante Universitário no CSA

A construção do RU começou em março. As obras foram viabilizadas a partir de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o restaurante irá ocupar uma área de 594m² com um mezanino de 105m². O RU do CSA é o sexto da instituição, que agora completará um restaurante por campus - Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo Neves, Alto Paraopeba, Centro-Oeste Dona Lindu e Sete Lagoas. Veja aqui notícia já publicada no site da UFSJ.

Obras financiadas pela FAUF em parceria com a Finep

Na última quarta-feira, 11 de abril, a UFSJ recebeu a visita de diretores da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (Finep), que vieram verificar o andamento das obras financiadas: o novo prédio do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF) e do Centro de Pesquisa e Processos em Energia, no Campus Santo Antônio; e o
prédio do Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb) e do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia, no Campus Dom Bosco. As obras foram financiadas pela FAUF em parceria com a Finep. Assista à matéria da TV UFSJ

Inauguração de prédio da Engenharia Mecatrônica 

Há dez anos, a UFSJ passou a oferecer um novo curso no Campus Alto Paraopeba: Engenharia Mecatrônica. A graduação une diversas áreas do conhecimento - desde elétrica, mecânica e eletrônica até programação. Em comemoração, foi inaugurada, em março, a nova sede do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Ensino em Mecatrônica - o Nipem. O novo prédio sedia os laboratórios do curso e está equipado de acordo com as necessidades das disciplinas. Veja aqui notícia completa