Urbe - Olhares sobre São João lança documentário "Memórias do Carnaval"

Publicada em 13/04/2018

O projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) “Urbe - Olhares sobre São João” lançou, no dia 23 de março, no Centro Cultural UFSJ, o documentário “Memórias do Carnaval”. A proposta do projeto é gravar, a cada dois meses, programas em formato de vídeo que abordam temas como religião, música, culinária, festividades e ruas conhecidas de São João del-Rei.

Para a produção dos programas, o projeto atua em conjunto com a comunidade. Entrevistas, sugestões de pauta, exibições e debates colaboram para a aproximação do projeto com diversos grupos sociais e para dar voz aos envolvidos com os temas retratados.

Vidas além do Carnaval

O documentário “Memórias do Carnaval” foi uma proposta do projeto para abordar a Festa de Momo, mas, principalmente, retratar as pessoas que trabalham na preparação do evento. Para isto, fez-se um recorte com o enfoque nas pessoas que atuam em três grêmios recreativos Escolas de Samba locais: Bate-Paus, do bairro Senhor dos Montes; Vem me Ver, do Tijuco; e Irmãos Metralhas, do Largo do Carmo, no Centro.

Para o bolsista Jederson Rocha, a proposta foi bastante positiva, pois “a gente viu que as pessoas desenvolvem outras atividades, outros serviços, que muita gente trabalha voluntariamente no Carnaval com a confecção de fantasias, carros alegóricos, depois que saem do trabalho”. Segundo ele, o acompanhamento dos três grêmios “serve de parâmetro para todas as escolas de São João del-Rei, visto que todas enfrentam as mesmas dificuldades, tanto de verba, quanto de repasse financeiro por parte do Poder Público”.

Exibição

Jederson ressalta que a exibição no Centro Cultural UFSJ “foi gratificante”, mas ao mesmo tempo “frustrante pelo fato de a exibição ocorrer no período da tarde e as pessoas que foram entrevistadas no processo de produção do programa não puderam comparecer”. A exibição teve presença especialmente dos alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ, que conheceram melhor o projeto e o tema abordado pelo documentário. Posteriormente à publicação do programa nas redes sociais, o projeto teve grande retorno da audiência.

Urbe

O Urbe - Olhares sobre São João foi criado no segundo semestre de 2015, pelo professor Francisco ngelo Brinatti, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. No mesmo ano, foi submetido ao Edital Pibex, sendo aprovado como projeto de extensão em 2016. Neste ano, o projeto completa três anos de duração.

O objetivo de sua criação foi levar, por meio do audiovisual e de sua divulgação via redes sociais, um programa que valorizasse as pessoas e diversos temas da cidade que não conseguem muito espaço na mídia tradicional. O público-alvo são os moradores da comunidade, membros da Universidade, moradores de fora que vieram morar em São João e qualquer pessoa que queira conhecer mais a cidade.

Atualmente, a equipe do Urbe reúne o coordenador do projeto, professor Francisco Brinatti, o bolsista Jederson Rocha e conta com a participação voluntária de 19 estudantes de variados períodos do Curso de Comunicação Social/Jornalismo.

Fique ligado! Acompanhe o projeto no Facebook e em seu canal pelo Youtube. Participe do dessa iniciativa, enviando sugestões de pauta e fotos (com créditos) sobre o tema que o projeto estiver trabalhando. As mídias enviadas são colocadas ao final de cada programa, com créditos para os responsáveis.