A psicologia aplicada: SPA e a promoção da saúde mental

Publicada em 23/04/2018

Serviço do Departamento de Psicologia oferece experiência aos alunos e cuidados à população são-joanense

Colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula é uma ótima oportunidade para se descobrir como profissional e é com este intuito que foi criado o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que oferece atendimento psicológico à população de baixa renda são-joanense. São 11 atendimentos diferentes supervisionados pelos professores do curso de Psicologia e executados pelos estagiários selecionados por meio de processos seletivos.

Um dos atendimentos oferecidos é voltado para os profissionais das escolas públicas de São João del-Rei e terá início neste semestre. O plantão aborda as dificuldades do processo de escolarização, que podem envolver questões comportamentais, influências familiares no desenvolvimento do aluno, a convivência entre professores e a relação entre estes e os alunos.

As demandas psíquicas são apresentadas pelos professores e podem ser recebidas tanto de servidores quanto de alunos, como explica o coordenador Celso Francisco Tondin: “Em geral, são questões que se manifestam na escola e interferem no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno e também no desenvolvimento da escola como um todo, porque não é centrado só no aluno.” Assim, Tondin supervisiona semanalmente os estagiários, que devem registrar cada atendimento de acordo com as normas da Psicologia.

A metodologia, que envolve a indicação de procedimentos e leituras, também é utilizada pelo professor Diogo Bloes, coordenador do atendimento clínico infantil, adolescente e adulto. Durante a supervisão é feita uma avaliação da sessão anterior e o planejamento da próxima: “Tudo isso está de acordo com os objetivos de vida do cliente estabelecidos na Psicoterapia”, aponta o professor.

A importância do serviço ultrapassa a capacitação dos estudantes de Psicologia e representa uma contribuição à parcela da população que não pode pagar para cuidar da saúde mental. Deruchette Magalhães é uma das estudantes contempladas pelo estágio. Além da aplicação dos conceitos teóricos apresentados em sala de aula, o Serviço reforça os laços da Universidade com a comunidade: “Percebo um cuidado dos estagiários e dos professores supervisores em oferecer um serviço que seja coerente com a realidade dessa população, atendendo suas demandas pessoais e sociais”.

Deruchette atende uma criança de 11 anos. Tem sido interessante acompanhar o desenvolvimento dela, por meio das conversas livres: “Conversamos sobre o que aconteceu na semana, sobre a escola, a família e as questões que a criança quiser comentar. Em um outro momento, usamos jogos, brincadeiras e recursos lúdicos, desde que eles possam ajudar acessar o universo da criança”. As intervenções feitas pela estagiária se baseiam nas informações e impressões que a criança traz às consultas.

Para se cadastrar ao atendimento clínico infantil, adolescente e adulto, é necessário ir ao Campus Dom Bosco, onde dois psicólogos realizam uma entrevista com as pessoas interessadas. Os clientes são chamados de acordo com a demanda de estágios delimitada pelos professores que compõem o SPA.

Confira abaixo os serviços oferecidos pelo SPA e seus coordenadores:

• Atendimento clínico voltado a crianças com autismo – Profa. Maria Gláucia Pires Calzavara
  • Atendimento clínico voltado a familiares de crianças autistas – Prof. Roberto Pires Calazans Matos
  • Atendimento clínico voltado a dependentes químicos, usuários de drogas – Profa. Cláudia Márcia Miranda de Paiva
  • Atendimento clínico infantil, adolescente e adulto – professores Diogo Antônio Bloes Chagas e Adriana Guimarães Rodrigues
  • Atendimento clínico para adolescentes e adultos na abordagem psicanalítica – professores Pedro Sobrino Laureano e Wilson Camilo Chaves
  • Atendimento clínico direcionado à redução de danos e vulnerabilidades associadas ao uso de drogas – professores Cássia Beatriz Batista, Isabela Saraiva de Queiroz e Marcelo Dalla Vecchia
  • Atendimento clínico individual de adultos e de usuários de serviços de saúde mental e seus familiares – Prof. Walter Melo Junior
  • Atendimento para psicodiagnóstico infantil – Profa. Daniela Teixeira Dutra Viola
  • Plantão psicológico – Prof. Dener Luiz da Silva. Esse projeto tem o intuito de atender demandas urgentes de sofrimento psíquico. Horários disponíveis: segundas e quartas, das 18h as 20h; terças e quintas, das 19h às 21h
  • Plantão para profissionais de escola pública envolvendo demandas de orientação à queixa escolar – Prof. Celso Francisco Tondin
  • Estágios voltados ao psicodiagnóstico, orientação profissional e Terapia Cognitiva e do Esquema, nas modalidades individual, grupo e família – Prof. Marco Antônio Silva Alvarenga

Mais informações: (32) 3379-5188.