UFSJ oferece disciplina <i>Tópico especial: Golpe de Estado de 2016 no Brasil</i>

Publicada em 26/04/2018

O ano de 2016 representou um período conturbado no cenário político brasileiro. No dia 17 de abril, a população brasileira acompanhou um dos episódios mais marcantes de sua História: 367 deputados cassaram o mandato da presidenta Dilma Rousseff, eleita por mais de 54 milhões de brasileiros. Com o objetivo de refletir sobre a destituição de Dilma, o Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei (Dceco/UFSJ) passará a oferecer, a partir desta quarta, 2 de maio, a disciplina “Tópico especial: Golpe de Estado de 2016 no Brasil - perspectivas multidisciplinares”.

O diálogo acompanha outras 12 universidades públicas, e será conduzido pelos professores do Dceco: Múcio Tosta Gonçalves, Alexandre Rodrigues D’Almeida, Glauco Manuel dos Santos, Marcelo Soares Filho; Maria Jaqueline de Grammont (Ciências da Educação); Maria Clara Santos e Maria Leônia Chaves de Resende, do Departamento de Ciências Sociais. De acordo com a ementa proposta, a discussão será pautada pelas “rupturas institucionais nas democracias de países em desenvolvimento”, com ênfase no processo a que a ex-presidenta brasileira foi submetida.

Dessa forma, a disciplina contará inicialmente com a explanação do conceito de Golpe de Estado, seguido de reflexão acerca da democracia nos Estados latino-americanos. Também será abordada a expressão e as interferências internacionais e locais no desenvolvimento do processo. Por fim, serão abordados cenários futuros para uma “democracia brasileira pós-golpe”.

A matéria extemporânea, de 36 horas, começa no dia 2 de maio, com aulas às quartas-feiras, de 13h30 às 17h10. As inscrições prosseguem até esta sexta, 27. As matrículas podem ser feitas, presencialmente, na Coordenadoria de Ciências Econômicas (Ctan), no horário de 10h às 13h45, e de 15h10 às 19h30.

Autonomia universitária

A proposta de se pensar a conjuntura política pós-impeachment partiu primeiramente da Universidade de Brasília (UnB), sendo apresentada pelo professor Luis Felipe Miguel, notório pesquisador brasileiro, que leciona no Instituto de Ciência Política da UnB. De acordo com a orientação do pesquisador, as aulas devem abordar os “elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff”.

Confira as universidades que irão abordar o tema:
Universidade de Brasília (UnB);
Universidade de São Paulo (USP);
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB);
Universidade Federal da Bahia (UFBA);
Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
Universidade Federal do Ceará (UFC);
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS);
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).