Biomaker Battle chega a Ouro Branco

Publicada em 03/05/2018

Evento pretende reunir estudantes, professores e pesquisadores na busca de soluções inovadoras e práticas para as Ciências da Vida

A Biominas Brasil, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes) e o curso de Engenharia de Bioprocessos da UFSJ, por meio da empresa júnior ATP Jr. e do Centro Acadêmico (CAEB), traz, para Ouro Branco e região do Alto Paraopeba, o Biomaker Battle, com a finalidade de estimular e apoiar novos negócios na área de Ciências da Vida.

Estudantes, professores e pesquisadores de instituições de Ensino Superior brasileiras, vinculados a cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Meio Ambiente e Agronegócio, estão convidados a participar da edição do Biomaker Battle de Ouro Branco, que acontece no dia 26 de maio, no Campus Alto Paraopeba (CAP), das 8h30 às 18h.

Com conteúdos específicos sobre a metodologia maker e empreendedorismo, ministrados por especialistas da Biominas, o evento pretende fazer com que o trabalho e as descobertas científicas possam sair dos laboratórios e sejam aplicados e testados em soluções inovadoras com retorno, principalmente, para a sociedade.

Para tanto, os participantes irão presenciar palestras, workshops e mentorias de curta duração. Em paralelo, serão desafiados a utilizar o conteúdo e ferramentas aprendidas para construir um modelo de aplicação às ideias de negócio, projeto ou pesquisa que tenham potencial para solucionar algum problema da sociedade. Por fim, as equipes farão a apresentação dos resultados do trabalho para a banca avaliadora, que escolherá um projeto vencedor.

Inscrições e seleção
As inscrições vão até o dia 18 de maio, exclusivamente, por este formulário on-line. O preenchimento é obrigatório e acontece em duas modalidades: individuais ou em equipe de duas a quatro pessoas. O formulário coleta informações sobre o projeto e o participante para que sejam utilizadas na seleção. Para inscrições individuais, não é preciso uma proposta de trabalho, mas em equipe será necessário um projeto já em andamento.

Para a seleção em equipe será considerado o enquadramento do projeto, público-alvo, solução proposta, habilidades dos membros e resultados já alcançados. Na individual, será avaliado o motivo da participação e os perfis acadêmico e profissional do candidato.

O resultado das inscrições está previsto para o dia 21 de maio, no site da Biominas Brasil. Os classificados também irão receber, via e-mail, boleto (no valor de R$ 22,00) para a taxa de participação. A confirmação da inscrição só será efetivada após o pagamento do boleto, que pode ser realizado até 23 de maio.

Biomaker Battle
O nome do evento faz referência ao Movimento Maker, versão tecnológica da cultura Faça-Você-Mesmo (Do It Yourself), que trabalha com a ideia de que qualquer pessoa pode elaborar soluções para problemas simples do dia a dia ou para os grandes conflitos do mundo atual.

Por isso, a competição tem o propósito de dar visibilidade ao trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros no campo de Ciências da Vida, transformando-o em uma aplicação prática, por meio de ideias de negócios, projetos e pesquisas que proponham soluções inovadoras. Para a Biominas Brasil, realizadora do evento, os pesquisadores são dotados deste espírito Movimento Maker; bastaria empoderá-los para dar novo sentido ao protagonismo das descobertas científicas.

Esclarecimentos
Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Biominas Brasil neste e-mail, ou pelo telefone  (31) 3303-0000, em dias úteis, das 10h às 17h.