PET-Saúde GraduaSUS encerra ações e apresenta resultados no dia 14

Publicada em 11/05/2018

Na próxima segunda-feira, 14 de maio, o Campus Dom Bosco irá sediar o II Fórum PET- Saúde GraduaSUS. O encontro apresenta os projetos realizados entre os discentes e os docentes dos cursos de Educação Física, Psicologia e Medicina. O evento começa às 13h e será a conclusão das atividades do PET-Saúde que começaram em 2016.

O PET-Saúde é uma das ações do Ministérios da Saúde e Educação que se propõe a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, a iniciação ao trabalho, estágios e vivências que são dirigidos respectivamente aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Em São João del-Rei, a parceria entre Universidade e serviços de saúde acontece por meio de PETs ligados a três cursos: Educação Física, Psicologia e Medicina.

Ao longo de dois anos, a UFSJ desenvolveu na comunidade ações que envolvem integração interdisciplinar e interprofissional. Os três grupos formados por professores tutores, trabalhadores do serviços de saúde e alunos (bolsistas e voluntários) atuaram na saúde da mulher, na saúde mental, na saúde do trabalhador e na reabilitação de idosos.

Tais feitos foram realizados com ações de capacitação na rede de serviços e na universidade, visitas domiciliares e institucionais, articulação e fortalecimento da rede de atenção no município, sistematização de dados e produção de informação, participação em conselhos e conferências de saúde, realização de eventos de formação, elaboração de material educativo e revisões de práticas curriculares nas graduações de saúde da UFSJ.

Término do prazo do edital

Os projetos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foram finalizados devido ao término do prazo estipulado no último edital GraduaSUS e não abertura de novos editais pelo governo federal. Os participantes dos três grupos ligados ao programa pretendem elaborar uma carta aos Mistérios da Saúde e Educação manifestando a relevância e efeitos do PET-Saúde e solicitando que novos editais sejam abertos.

O PET-Saúde também apresentará, no encontro do dia 14, proposta de continuidade da parceria escola-serviço com ações de pesquisa e extensão, como já aconteceu durante estes dois anos com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e do PIIC para os PETs.