Proex lança consulta pública sobre extensão na UFSJ

Publicada em 14/05/2018

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) lançou na sexta-feira (11) a segunda rodada de consulta pública sobre o Programa de Acompanhamento e Avaliação da Extensão, o qual prevê a sistematização do fluxo de indicadores e a revisão dos instrumentos de acompanhamento e análise nas fases de entrada e conclusão das ações. O objetivo é oferecer um olhar qualificado às coordenações de projetos e programas extensionistas, além de subsidiar a Comissão de Extensão com informações e dados para a tomada de decisões coletivas. A participação ocorre até 25 de maio pelo e-mail setex@ufsj.edu.br.

O Programa busca sistematizar e padronizar as coletas de dados e indicadores gerados por projetos e programas de extensão, proporcionando desenvolvimento contínuo das ações de campo, bem como mapeamento e visualização das atuações diante das prerrogativas das diretrizes extensionistas. Essa é uma demanda e recomendação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras (Forproex).

As propostas de instrumentos do Programa foram enviadas aos e-mails das coordenações de projetos e programas. Para o desenvolvimento dessa proposta, a Proex optou por um formato consultivo, em que a concepção do Programa e os instrumentos são debatidos pela Comissão de Extensão e, em seguida, são levados para consulta pública com a base de extensionistas para apreciação e análise de críticas e sugestões.

A primeira rodada de consulta foi realizada no primeiro semestre de 2017, quando foi apresentada e debatida a estrutura do referido Programa, em especial, as dimensões e fluxos de indicadores que passariam a ser coletados e analisados em cada etapa do ciclo de vida de projetos e programas.

Com a presente proposta de Programa de Acompanhamento e Avaliação da Extensão da UFSJ, pretende-se redesenhar o fluxo de coleta de dados e revisar os indicadores observáveis em cada fase dos projetos/programas, procurando incorporar as orientações do Forproex.

Banco de dados

A primeira mudança, em âmbito tecnológico, é a construção de um sistema de banco de dados que permita acompanhar todo o ciclo de vida dos projetos e programas, desde a inscrição no Pibex, passando pelo relatório, artigo/relato de experiência e avaliação na Semana de Extensão Universitária (Semex). A partir disso, as coordenações de projetos/programas poderão obter retornos qualitativos e quantitativos acerca das propostas desenvolvidas.

Revisão dos três instrumentos atuais

O redesenho do fluxo de indicadores foi acompanhado da revisão dos atuais três instrumentos (avaliação Pibex, relatório e avaliação da Semex). Na consulta pública, a Proex submete novamente para apreciação da comunidade extensionista a ficha de avaliação de propostas Pibex e coleta de opiniões sobre os outros dois instrumentos (Relatório e Avaliação da Semex), os quais foram revisados a partir de discussões ocorridas dentro da Comissão de Extensão e das demandas de levantamento de indicadores pelo Forproex.