III Caminhada Ecológica, uma oportunidade para afastar o sedentarismo

Publicada em 14/05/2018 - Fonte: ASCOM

Qualidade de vida, contato com a natureza, combate ao sedentarismo. Muitos são os motivos que aproximam as pessoas de cenários bucólicos como os da Serra de São José, que envolve cinco cidades mineiras - São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Prados e Coronel Xavier Chaves. Servidores da UFSJ terão uma boa oportunidade para combater o sedentarismo e apreciar as belas paisagens da região no próximo dia 26, quando a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Núcleo de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, promove III Caminhada Ecológica.

Interessados em deixar de lado o sedentarismo poderão fazer uma trilha na Serra de São José, acompanhados por guias do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha. O ponto de encontro será na portaria do Campus Santo Antônio, às 7h. O transporte da UFSJ levará os participantes até o início da trilha.

Não se esqueça de levar filtro solar, repelente, óculos de sol e boné. Use roupas leves e confortáveis, prefira o uso de calças a bermudas e, ainda, tênis adequado para caminhada. Faça um lanche saudável antes do exercício e leve uma garrafinha com água, frutas, castanhas, sanduíche natural ou outros alimentos saudáveis para um piquenique após a caminhada.

A atividade física tem reflexos importantes para a saúde: melhora a capacidade cardiovascular, reduz a pressão arterial e o diabetes e, ainda, contribui para a qualidade de vida. As doenças cardiovasculares representam umas das principais causas de mortalidade no Brasil.

Além de promoção da saúde, a III Caminhada Ecológica tem o objetivo de proporcionar uma manhã agradável de movimento, integração e em contato com a natureza. Poderão participar da caminhada técnicos administrativos, docentes, aposentados e colaboradores terceirizados (clique aqui). O convite é extensivo aos familiares dos inscritos.

Confira, também, as caminhadas anteriores (Serra do Lenheiro e Fazenda do Pombal).