Feira, cinema e SIT marcam Semana Nacional do Alimento Orgânico em Sete Lagoas

Publicada em 16/05/2018 - Fonte: ASCOM

Em maio de 2018, Sete Lagoas celebra a Semana Nacional do Alimento Orgânico com diversas atividades, entre elas o Cine Debate Guayi, que traz o filme “Muito Além do Peso”, a Feira Semente Boa, que acontece todas as terças-feiras no campus da UFSJ situado na cidade, e cursos sobre a temática durante a 11ª Semana de Integração Tecnológica (clique aqui para ver matéria sobre o evento).

A campanha, entretanto, vai muito além de sete dias: inicia-se em maio deste ano e prossegue até maio de 2019, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação. Esse esforço é coletivo de vários setores públicos e privados, liderado pelo Ministério da Agricultura, envolvendo pessoas que atuam na produção, processamento e comércio de produtos orgânicos. Pretende-se, com a produção de alimentos orgânicos/agroecológicos, construir uma grande "rede do bem", voltada para uma outra lógica de produção e consumo, na qual é fundamental a existência de compromissos éticos que conduzam a uma sociedade mais justa e saudável.

Veja como você pode fazer parte desta rede:

Feira Semente Boa

Toda a comunidade pode participar adquirindo produtos agroecológicos da agricultura familiar e da economia solidária na Feira “Semente Boa”, que acontece todas terças-feiras, das 11h às 13h30, no saguão do prédio principal da UFSJ no campus Sete Lagoas. Esta é uma ação promovida pelo Grupo Guayi de Agroecologia. São comercializados diversos produtos agroecológicos vindos diretamente da agricultura familiar local, tais como verduras, legumes, frutas, plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e quitandas.

A agroecologia é um tipo de prática agrícola que prioriza a utilização dos recursos naturais de forma consciente, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo, desde o cultivo até a circulação dos produtos.

Os produtos vendidos em feiras como a Semente Boa vêm de produção familiar, respeitam o tempo de crescimento de cada alimento, sua época de colheita, não usam agrotóxicos e respeitam a terra. As feiras movimentam a economia local e aproximam consumidores e produtores.

Cine Debate

"Muito além do peso" é o filme que será exibido no Cine Debate Guayi, na próxima segunda-feira, 21 de maio, às 9h30, no Auditório da Biblioteca do Campus Sete Lagoas. A sessão terá debate ministrado pelo professor da Engenharia de Alimentos da UFSJ, Christiano Vieira Pires. A entrada é gratuita.

O documentário apresenta histórias reais que conduzem à discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo. Qual a responsabilidade dos pais, dos governos, das escolas e das indústrias? A direção é de Estela Renner.

Guayi

O Grupo Guayi de Agroecologia é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que tem atuado desde outubro de 2011 em Sete Lagoas envolvendo a UFSJ e outras instituições parceiras. Em 2013-2016, o projeto denominado CVT-MG Guayi Agroecologia, que consiste de um Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica de Minas Gerais e do Grupo Guayi de Agroecologia, recebeu apoio financeiro por meio de edital CNPq e foi coordenado pela UFSJ em parceria institucional com a Embrapa Milho e Sorgo, Epamig Prudente de Morais, Emater-MG e Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

Atualmente, o projeto busca apoio financeiro em instituições de fomento e dentro da própria UFSJ e dá continuidade a diversas ações realizadas de forma voluntária por discentes, docentes e pesquisadores. As ações são na área de agroecologia e produção orgânica, e incluem, além da Feira Semente Boa e do Cine Debate Guayi, atividades como palestras, oficinas, rodas de conversa, dias de campo, pesquisas participativas, promoção de vivências em visitas e estágios na área de agroecologia, formas de avaliações participativas nas aulas regulares da UFSJ, implantação de um horto Guayi na UFSJ em Sistema Agroflorestal SAF (agricultura sintrópica) com plantas medicinais, PANCs, florestais, adubos verdes.

O Grupo Guayi de Agroecologia se reúne todas as quartas-feiras de 12h30 a 13h10 na sala sede, no 1º andar do prédio principal da UFSJ Sete Lagoas (CSL). Toda a comunidade é convidada a participar.