Campanha Internet Segura: UFSJ promove palestra sobre cibercrimes

Publicada em 24/05/2018

Você já ouviu falar sobre ransomware? Este é apenas um entre vários problemas que podemos encarar no dia a dia de nossa rotina de trabalho ou estudos com computadores e Internet. Trata-se de um código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento e que pode resultar até mesmo num “pedido de resgate”, como num sequestro, mas neste caso um sequestro de informações. Parece longe da nossa realidade? Nem um pouco!

O ransomware é uma das preocupações do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), responsável por uma série de ações em prol da Segurança de Informação no país, como a campanha "Internet Segura” e suas cartilhas focadas em ransomware e em Internet para crianças.

A Universidade Federal de São João del-Rei adere à campanha e promove, nesta sexta-feira, 25 de maio, às 13h30, palestra no Auditório do Campus Santo Antônio sobre cibercrime e suas ameaças, vulnerabilidades, desafios e tendências, ministrada pelo Engenheiro de Redes e diretor de Tecnologia da Altasnet, Adriano Pugedo Parrelano. A palestra é aberta a todos os interessados e tem como foco os usuários da rede da UFSJ - professores, técnicos, terceirizados e alunos.

“Nós temos feito um alinhamento estratégico com o Cert.br para fortalecer, dentro da UFSJ, a segurança da informação”, explica o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade (NTInf), Alex Vitorino. O diretor explica que a Instituição tem investido em mecanismos de segurança, mas, simultaneamente, começa a trabalhar o hábito dos usuários.

Além da palestra desta sexta-feira, está programado o curso “O paradigma da segurança da informação no ambiente corporativo”, que acontece em todos os campi, a partir do dia 28 de maio.