Programa Caixa Preta promove I Mostra de Outono

Publicada em 08/06/2018

Neste final de semana, o Campus Tancredo de Almeida Neves da UFSJ (CTAN) será palco da I Mostra de Outono do curso de Teatro. O evento acontece no sábado, dia 9 de junho, às 19h, e no domingo a partir das 14 horas.

A proposta é uma iniciativa do Programa Caixa Preta, formado por alunos da graduação em teatro, com coordenação da professora Maria Clara Ferrer. Por meio de uma série de ações culturais, o programa visa incitar a vinda do público são-joanense à Sala Preta do CTAN, fazendo desta um lugar referencial da vida cultural teatral da cidade.

"Dispomos em nosso curso de um laboratório de ensino, pesquisa e criação raro. Trata-se de uma sala toda negra, equipada em luz e som e com a particularidade de ser totalmente modelável”, explica Maria Clara. Esse modelo arquitetônico é chamado de Caixa Preta. “Temos o privilégio cotidiano de praticar, ensinar e aprender teatro em um espaço tāo rico em possibilidades. Por isso, temos o dever e o prazer de cultivar este patrimônio da cidade, compartilhando com os seus habitantes os espetáculos ali criados. É desta necessidade que nasce o Programa Caixa Preta", explica.

A mostra se caracteriza por sua diversidade e espírito festivo. No sábado haverá a estreia do espetáculo Maratona de Nova York, do aluno Júlio César Campagnolo, uma experiência teatral de “grande fôlego”. Na tarde de domingo, convida-se o público a descobrir cinco intensas cenas curtas, um vivo modelar da Caixa Preta a partir de diversos universos e formas artísticas. A mostra conta também com exposição sobre a história da Sala Preta, instalações interativas, barraquinhas de doces e salgados e, para encerrar, uma quadrilha altamente teatral!

Curtas

“Abismos” é um texto de Jefferson Silveira Teodoro, uma adaptação, direção e maquiagem de Raíssa Garcia, atuação de Lívia Steffany e Raíssa Garcia e trilha sonora (autoral) de Lívia Steffany. “Não me cegue” é um texto de Marcus di Belo, direção, atuação e figurino de Edson Lima, Maria Esther Mendes e Pedro Castro e luz com Leonardo Granha.

“Esta propriedade está condenada” é um texto de Tennessee Willians, direção de Diogo Rezende, atuação, luz e cenário com Diogo Rezende e ISabella Alves, e maquiagem e figurino por Lucas Leigh.

“Mãos no Alto!” é uma adaptação livre de Fumi Yamadachi de Bandidos Covardes, tradução de Alice Kiyomi Yagyu. Conta como atores Júnio de Carvalho e Lucimélia Romão, Breno Mendes como sonoplasta, Cia Lianô no figurino, cenografia e maquiagem e provocações criativas de Maria Clara Ferrer e Juliana Monteiro. E “Retiros” é uma criação coletiva de Ana Lara Alves, Geraldo Saldanha, Laura Resende , Thainá Rodrigues e Winiie Minucci.

Mostra de outono do Curso de Teatro da UFSJ
Dias 09 e 10 de junho