Mestrado em Ecologia recebe inscrições para a turma de 2018/2

Publicada em 12/06/2018

Até o dia 22 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSJ (PGE) recebe inscrições para a seleção de alunos ao mestrado. Ao total, dez vagas são ofertadas para integrar a turma do segundo semestre de 2018, divididas em oito áreas de atuação, disponíveis no edital.

As inscrições são feitas pessoalmente ou por procuração na Coordenadoria do Programa de Ecologia, localizada na sala 2.18 do bloco A, pertencente ao Departamento de Ciências Naturais do Campus Dom Bosco. Estão abertas das 8h às 11h e das 14h às 16h.Podem se inscrever pelo Correios, via sedex,respeitando o período limite da inscrição.

Para se inscrever, é necessário que o candidato envie documentos pessoais e acadêmicos como o requerimento de inscrição, uma fotografia 3x4, a cópia autenticada do diploma de graduação, o histórico escolar e o currículo lattes. As especificidades e os modelos de cada documento são encontrados no edital.

Junto à documentação, é necessária a apresentação da cópia da Guia de Recolhimento da União (GRU) e do comprovante de pagamento. Essa guia tem o valor de 100 reais e pode ser emitida clicando aqui ou por meio da página do Tesouro Nacional. O pagamento só pode ser efetuado nas agências do Banco do Brasil. Inscritos via Correios também necessitam enviar a cópia da GRU para o email do programa.

Para esta seleção, candidatos de baixa renda com Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição por meio do preenchimento de um formulário eletrônico via e-mail. São consideradas de baixa renda as pessoas que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O período para realizar o pedido de isenção é de 11 a 13 de junho com resultado da solicitação previsto para o dia 25 na página do programa, mesma data em que serão homologadas, pela primeira vez, as inscrições de todos os selecionados. De 26 a 27 de junho, a Comissão receberá os recursos das inscrições, e a homologação final sai no dia 28.

O processo seletivo

Todas as etapas da seleção estão previstas para o dia 29 de junho realizadas no Campus Dom Bosco. Os números das salas ainda serão divulgados no site do Programa até um dia antes do início do processo. Abaixo, as provas, datas, horários e observações de cada etapa:

1ª etapa
Prova de Inglês Instrumental (29/06 de 9h às 11h30)
De caráter classificatório e eliminatório, esta etapa avalia a capacidade do candidato em compreender o texto técnico redigido em inglês, de acordo com as linhas de pesquisas do programa. Para isso será permitido o uso de um dicionário inglês-português. O valor total da avaliação é 10 pontos, porém com peso 1 na nota final.

Prova de Conhecimento Específico em Ecologia (29/06 de 14h às 17h)
A etapa testa os conhecimentos do candidato conforme a bibliografia básica apresentada no edital do processo seletivo. Com pontuação máxima de 10 pontos, ela também é de aspecto classificatório e eliminatório, porém representa 4,5 do peso total da seleção.

2ª etapa - Análise de Currículo Lattes
Apenas classificatório, a avaliação do currículo do candidato é feita pela Comissão de acordo com os critérios descritos em uma tabela em anexo no edital. Ela também vale 10 pontos com peso de 4,5.

A nota final do candidato será calculada por uma fórmula matemática com os resultados de cada etapa e os respectivos pesos. Para desempate, será utilizada a maior nota obtida na prova de conhecimento específico. A divulgação dos selecionados para a turma de 2018/2 sai no dia 13 de julho também por meio do site do programa. Vale lembrar que a aprovação não garante direito à bolsa de estudos.

Mais informações exclusivamente pelo e-mail: pge@ufsj.edu.br