Edital publicado para mestrado e doutorado em Física e Química de Materiais

Publicada em 13/06/2018 - Fonte: ASCOM

O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) recebe, até 5 de julho, inscrições para as turmas de mestrado e doutorado com ingresso no segundo semestre letivo de 2018. Confira o edital: https://goo.gl/bzpKMz

Ao todo, 20 vagas são oferecidas no processo seletivo, sendo 11 para o mestrado e nove para o doutorado. O programa tem área de concentração em Física e Química de Materiais e duas linhas de pesquisa: Síntese, Caracterização e Propriedades de Materiais e Estudos Teóricos e Computacionais de Materiais.

Interessados podem se inscrever pessoalmente ou por procuração na Secretaria do Programa, situada no Campus Dom Bosco, especificamente, na sala A-2.19 do Departamento de Ciências Naturais no horário das 8h às 11h ou das 13h30 às 15h15. As inscrições também poderão ser enviadas pelo Correio, via Sedex, até o dia 28 de junho, contendo a documentação exigida, conforme o edital.

Para a inscrição, é necessária a entrega dos seguintes documentos: histórico da graduação e do mestrado (o último para candidatos ao doutorado), Curriculum Vitae (modelo plataforma Lattes do CNPq - http://lattes.cnpq.br) (com os documentos de comprovação), foto recente 3/4, identidade, CPF, formulário de inscrição (acesse aqui), comprovantes de regularidade militar e eleitoral e do pagamento da taxa de inscrição. Vale lembrar que as cópias deverão ser acompanhadas do original de cada documento para autenticação na Secretaria do Programa, exceto os enviados por Sedex, sendo obrigatória, nesse caso, a apresentação dos originais na Secretaria para autenticação no dia da Prova Escrita, conforme o calendário deste edital.

A taxa para a participação no processo seletivo é de R$ 75 e a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser obtida neste endereço eletrônico ou pela página do Tesouro Nacional, sendo o pagamento efetuado exclusivamente nas agências do Banco do Brasil. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou, comprovadamente, membros de família de baixa renda podem solicitar a isenção dessa taxa, entre os dias 6 a 15 de junho, por meio do preenchimento do Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição. O resultado está previsto para 18 de junho.

As inscrições serão homologadas por uma Comissão de Seleção, composta por três professores das áreas de Química, Física e Engenharia Mecânica, até o dia 6 de junho, divulgadas no endereço do Programa de Pós-Graduação.

O processo seletivo

A seleção contará com duas etapas de cunho classificatório, sendo as seguintes:

Primeira etapa (peso 2) - Prova Escrita no dia 9 de julho às 9h
A avaliação contará com 12 questões abertas de conteúdo específico, de acordo com a bibliografia presente no edital. Das 12 perguntas, seis deverão ser respondidas pelo candidato. Ele terá três horas para a realização que poderá ser auxiliada por uma calculadora eletrônica não programável. A avaliação, ao total, vale 100 pontos e a nota será calculada pela média aritmética dos valores definidos por cada membro da Comissão. Antes do início da prova, o participante deve comparecer à Secretaria do Programa para a apresentação dos documentos de identidade, onde receberão o número da prova escrita.

Segunda etapa (peso 1) - Avaliação do Curriculum Vitae
Os currículos de cada candidato vão receber uma pontuação de acordo com a tabela em anexo no edital. O currículo que contiver a melhor formação acadêmica e profissional pontuará 100 pontos e os demais serão numerados relativamente de maneira proporcional ao primeiro.

A média final do candidato será calculada por uma média ponderada das etapas, considerando o peso. Para ser aprovado, é preciso alcançar um valor de 60 ou mais pontos. As vagas serão preenchidas em ordem decrescente e os candidatos serão classificados de acordo com a disponibilidade das mesmas. A aprovação não garante bolsas de estudo.

O resultado preliminar sai até às 18h do dia 13 de julho, podendo ser interposto por meio de recurso no período de 16 a 18 de julho. Após isso, o resultado final será publicado em 20 de julho, e as matrículas acontecerão conforme o calendário da Pós-Graduação na UFSJ. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (32) 33795141 ou pelo e-mail: fqmat@ufsj.edu.br