Começou a Semana Municipal de Prevenção às Drogas

Publicada em 19/06/2018

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 26 de junho marca o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito. Iniciativa que estimula a busca por medidas de enfrentamento a este problema global que respeitem os direitos humanos e promovam a igualdade, a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável. Até o dia 24 de junho, São João del-Rei se une a essa mobilização internacional com a realização da Semana Municipal de Prevenção às Drogas, incentivada pelo Conselho Municipal de Políticas de Álcool e Outras Drogas (Comad).

Normalmente, a semana acontece no período de 19 a 26 de junho, contudo houve uma antecipação das atividades em São João del-Rei para aproveitar os finais de semana disponíveis e, assim, alcançar a adesão dos moradores locais. Fator que é essencial para que o evento cumpra sua missão, como conta o presidente do Comad, Rogério Andrade: “somente com a participação da sociedade teremos a possibilidade de trabalhar com o desenvolvimento deste tema. Nosso objetivo é fomentar o diálogo e, a partir das demandas levantadas pela sociedade, gerar novas políticas públicas”, comenta.

A programação, formada por atividades culturais e esportivas distribuídas em diversos pontos da cidade e nas escolas ao redor, é aberta a toda a população. As atividades são gratuitas e têm auxílio de organizações do poder público, da sociedade civil organizada e instituições de ensino superior na realização. Para conferir os detalhes, clique aqui.

UFSJ na Semana Municipal de Prevenção às Drogas

Com o objetivo de enriquecer o diálogo sobre o enfrentamento às drogas, tornando-o mais reflexivo e abrangente, a Semana Municipal tem a presença de várias instituições de ensino superior, que colaboram com o evento, trazendo observações críticas e inovadoras a serem repensadas sobre o cenário local.

Na programação, a Universidade Federal de São João del-Rei está envolvida em uma roda de conversa que está prevista para a sexta-feira, dia 22, na Unip/Colégio Revisão. A atividade será coordenada pelo professor e doutor Marcelo Vecchia do curso de Psicologia e trabalha a seguinte questão “Drogas, vamos conversar sobre o tema?”, frase que direciona todos os trabalhos que serão realizados durante a semana.

Além dessa participação, a UFSJ também integra o Conselho Municipal de Políticas de Álcool e Outras Drogas, tendo como representante a professora Carmem Lopes do Departamento de Medicina.

No último final de semana do evento, estão programadas tarde esportiva com o Grupo Arte das Gerais e roda de capoeira às 14h do sábado, 23, na Praça do Matosinhos, e passeio ecológico em parceria com a Brigada 1 São João del-Rei, saindo às 7h do domingo, 24, da Praça do Senhor dos Montes.

Comad

O Conselho Municipal de Políticas de Álcool e Outras Drogas é formado por entidades públicas e membros da sociedade civil organizada com o objetivo de trabalhar a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas e a redução de danos. De caráter esportivo ou cultural, suas atividades têm abrangência regional e procuram estabelecer um contato direto com a sociedade para favorecer um diálogo que seja capaz de levantar novas demandas sociais sobre a questão das drogas que, posteriormente, se transformarão em políticas públicas.