Consu aprova nomes de servidores da UFSJ para Conselho Administrativo do Hospital das Mercês

Publicada em 19/06/2018 - Fonte: ASCOM

Aprovados ontem, 18 de junho, pelo Conselho Universitário da UFSJ (Consu), os nomes dos servidores da Universidade Federal de São João del-Rei que irão compor o Conselho Administrativo do Hospital de Nossa Senhora das Mercês, dentro da parceria firmada entre as duas instituições. São professores de diversos cursos das áreas de saúde com o papel de iniciar os trabalhos pela integração das atividades e aprimoramentos dos serviços de saúde e de formação profissional do Hospital. O reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, irá presidir o conselho.

Além do reitor, os professores Andréa Carmen Guimarães (DCEFS), Alexandre Ernesto Silva (Curso de Enfermagem/CCO), Rodrigo Chávez Penha (DEMED) e Fernando Otávio Coelho (DCNAT) farão parte do Conselho Administrativo, nos termos do artigo 9º do Estatuto da instituição de saúde, por um período de dois anos a partir da data da posse e sem qualquer remuneração por essa função.

A parceria foi aprovada pelo o Conselho Deliberativo do Hospital de Nossa Senhora das Mercês no último dia 16 de maio junto com a aprovação de seu novo estatuto, permitindo, assim, a participação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na gestão do Hospital.

Em seguida a pauta foi encaminhada à Assembleia Geral composta pelo Conselho Deliberativo do Hospital, pela Mesa Administrativa da Arquiconfraria e pelos 10 irmãos da Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês, nomeados pela Mesa Administrativa da Arquiconfraria, que aprovou as alterações no estatuto no dia 26 de maio.

A UFSJ esclarece que se trata de uma parceria para a gestão e desenvolvimento das atividades de assistência, educação, pesquisa e extensão em saúde, voltadas a um modelo mais moderno de integração entre estes tipos de instituições e ao aprimoramento do atendimento à população de São João del-Rei e região.

Com essa ação a Universidade Federal de São João del-Rei reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Para saber mais sobre a parceria leia a seção de Perguntas e Respostas

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O Hospital de Nossa Senhora das Mercês está sendo federalizado?
Não. Foi estabelecida uma parceria para a administração das atividades do hospital com o objetivo de desenvolver mais e melhores serviços à população e à comunidade acadêmica.

O Hospital de Nossa Senhora das Mercês não poderia ser federalizado?
A federalização depende de aprovação do Congresso Nacional, entre diversas outras medidas, que não são vistas como possíveis ou prioritárias no momento.

O Hospital de Nossa Senhora das Mercês será da UFSJ?
Não. O hospital continua de propriedade da Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês que aceitou a inclusão da UFSJ no Conselho Administrativo do hospital.

Os funcionários, médicos e outros profissionais autônomos do Hospital de Nossa Senhora das Mercês poderão continuar a prestar seus serviços ?
Sim. Haverá um vasto estudo conjunto sobre a situação do hospital e medidas serão tomadas a partir da avaliação do que servirá melhor à população da região de São João del-Rei e atendimento aos objetivos de ambas instituições.

Para trabalhar no Hospital de Nossa Senhora das Mercês será necessário fazer concurso?
Não. Os processos de contratação e avaliação contam com mais uma instituição para apoiar e sustentar as boas decisões. Os meios para a contratação continuam os mesmos e poderão ser aprimorados com estudos mais claros sobre o tema.

A UFSJ irá colocar algum recurso do próprio orçamento no Hospital?
Não. Com a parceria, a Universidade poderá ajudar na busca de recursos específicos para o funcionamento do Hospital, como editais, emendas parlamentares e outras fontes de financiamento.

O reitor indicará os representantes da UFSJ que atuarão no hospital ?
Não. O órgão colegiado máximo da UFSJ, o Conselho Universitário, que conta com uma participação ampla que inclui docentes, estudantes, técnicos e membros da comunidade externa, é quem cuidará dos processos e indicações cabíveis à UFSJ.

Com essa parceria o atendimento será melhorado?
Sim. Com essa parceria haverá a ampliação do campo de prática para os alunos residentes de Medicina e Enfermagem e de outras áreas da saúde, além de estágio para estudantes de outros cursos da UFSJ, que em muito contribuirá para a melhoria do atendimento.

Isso é bom para a UFSJ?
Sim. Os estudantes, professores e técnicos recebem uma ótima oportunidade para a sua formação e desenvolvimento de pesquisa, inovação e ações de extensão universitária. A UFSJ também ganha ao ampliar suas ações diretas no desenvolvimento regional.

Como isso muda a atenção à saúde da população?
A população de São João del-Rei e região passa a contar com um hospital gerenciado por duas sólidas instituições com compromisso em atender aos doentes e desenvolver a saúde, além de ampla capacidade de captar recursos para investimentos e para aprimorar o que já vem sendo feito.

Os pacientes conveniados com o SUS, Planos de Saúde e Particulares continuarão sendo atendidos?
Sim. O Hospital é uma entidade particular, sem fins lucrativos, cuja mantenedora é a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês, a UFSJ participará na gestão. Desta forma, todos continuarão a ser atendidos.