Oficinas de inverno: um mergulho nas artes visuais

Publicada em 03/07/2018 - Fonte: ASCOM

Já estão abertas as inscrições para oficinas do 30° Inverno Cultural UFSJ, em seis áreas: Arte-educação, artes cênicas, artes visuais, especiais, literatura e música. Nos próximos dias, o site da UFSJ vai apresentar um pouco mais sobre cada uma das oficinas. Na área de Artes Visuais, por exemplo, são dez diferentes oportunidades de aprender com cursos que ensinam sobre serigrafia, construção de esculturas, criação audiovisual, documentários, futebol, fotografia e muito mais.

Para quem tem interesse em fotografia, uma dica é aproveitar a oficina “Retratos ao acaso”, oferecida em duas turmas nos dias 26 e 27 de julho. Os participantes têm oportunidade de manusear equipamentos fotográficos clássicos, câmeras de grande formato e mergulhar nos recursos analógicos que eles oferecem para experimentar a linguagem dos retratos.

As crianças também podem explorar o mundo das imagens em movimento. A oficina “Criação Audiovisual” vai ensinar crianças de 8 a 12 anos de idade a produzir desenhos animados a partir de sons do cotidiano. As imagens e sons que vão compor a animação podem ser captados com câmeras ou smartphones.

E, já que estamos em época de Copa do Mundo, que tal pensar o futebol para além de um jogo de 90 minutos? O professor de história Tiago Nogueira da Silva propõe uma reflexão sobre os significados sociais, culturais e políticos do esporte através de documentários e debates na oficina “O Futebol: lutas e divididas em campo”.

Tem ainda oficina de estamparia em serigrafia e pop-art, proposta de intervenções urbanas, criação e estudo de técnicas de histórias em quadrinhos, documentação do patrimônio histórico e até criação de robôs, utilizando lixo eletrônico!

Todas as oficinas oferecidas no festival são gratuitas, e as inscrições vão até a meia-noite do dia 16 de julho no sistema do Inverno Cultural: https://inverno-cultural.ufsj.edu.br/. Corra pra não ficar sem vaga!