Oficinas de inverno: arte-educação para crianças de 4 a 12 anos

Publicada em 03/07/2018 - Fonte: ASCOM

As inscrições para as oficinas do Inverno Cultural UFSJ 2018 já estão abertas. Com 41 atividades de formação de curta e média duração, o festival procura intensificar a democratização do acesso à produção de bens culturais. Nos próximos dias, o site da UFSJ vai apresentar um pouco mais sobre cada uma das oficinas distribuídas em seis áreas: arte-educação, artes cênicas, artes visuais, especiais, literatura e música. Na área de arte-educação são oferecidas sete oportunidades para crianças de 4 a 12 anos. Confira:

A oficina “No quintal”, para crianças de 6 a 12 anos, visa a resgatar e despertar o prazer da brincadeira coletiva e em espaços abertos, resgatando brincadeiras e brinquedos tradicionais, dos quais provavelmente nossos pais e avós brincavam e que estão em desuso e esquecimento. Os participantes terão aulas de confecção de brinquedos artesanais construídos com materiais reciclados e elementos da natureza.

Já “Fantásticos Bonecos Gigantes”, para crianças de 7 a 12 anos, apresenta o universo do teatro de bonecos, por meio da construção e manipulação de bonecos cênicos em grande escala. Foi planejada para atender as ideias criativas de cada participante, trazendo projetos de bonecos e histórias de cada um e da cidade para o nosso dia a dia.

Com duas turmas para crianças entre 8 e 12 anos, a oficina “Animação Stop-Motion” convida para uma sessão de criação e aprendizado, em que serão vistos os fundamentos da animação. O "stop-motion" é o pilar fundamental da animação, que dá base para todos os outros tipos - desenho animado, computação gráfica 3D. A atividade consistirá em uma criação de narrativa na qual cada participante contribuirá com suas ideias individuais, formando um roteiro comum ao grupo.

A Oficina de “Dança Criativa” é um espaço para a criança conhecer a si mesma e o mundo pelo prazer do mover. Experimentar o próprio corpo pelo espaço por meio de uma abordagem lúdica e musical que provoca o movimento e promove a integração do grupo pela alegria de dançar em parceria. Assim, as crianças de 9 a 12 anos terão um contato diversificado e prazeroso com a arte da dança em um ambiente de troca e integração coletiva.

Musicalização Corporal: um encontro entre dança e música”, as crianças entre 9 e 12 anos vão se desenvolver por meio da música, aguçando a percepção dos ritmos naturais e dos ritmos estabelecidos por tudo o que nos cerca. O objetivo é ressaltar como a música e suas questões permeiam nosso dia a dia e nossa corporeidade, trazendo à tona a relação natural que todo e qualquer indivíduo social possui com a musicalidade e seus elementos.

Enquanto a oficina “Literatura e Memória: teatro e teatralidades de um corpo que dança com suas memórias” propõe ao participante uma imersão na literatura brasileira e no teatro como forma de expressão da alma. Ao final de três dias de trabalho, as crianças de 4 a 12 anos, terão repertório para apresentação nos espaços alternativos do Inverno Cultural.

Por último, crianças entre 8 e 12 anos poderão participar da oficina “Ecologia no Ateliê Vai ao Espaço Urbano”, com atividades lúdicas de pintura - com monotipia e representações livres das texturas de troncos e folhas -, serão feitas composições buscando equilíbrio e criatividade, com o objetivo de trazer maior valorização da natureza, tanto para as crianças como produtoras como para os espectadores ao apreciar o resultado no espaço urbano.

Ficou interessado em alguma? Faça a inscrição pelo sistema https://inverno-cultural.ufsj.edu.br. O prazo vai até 16 de julho e todas são gratuitas. As vagas são limitadas.

Mais informações em www.invernocultural.ufsj.edu.br, invernocultural@ufsj.edu.br ou (32) 3379-2510.