Oficinas de inverno: aumenta o som!

Publicada em 04/07/2018

A 30ª edição do Inverno Cultural UFSJ, já tem data marcada: do dia 21 até 29 de julho, a cidade de São João del-Rei recebe uma série de shows, espetáculos, oficinas e eventos abertos para toda a população, buscando democratizar o acesso à arte e cultura. Nos próximos dias, o site da UFSJ vai apresentar um pouco mais sobre cada uma das oficinas das seis áreas temáticas: arte-educação, artes cênicas, artes visuais, especiais, literatura e música. O tema de hoje é a música.

Haverá duas masterclassess: de Harmonização e Improvisação, com Celso Moreira, e Palindrum, com o grupo musical Palindrum.

Na oficina de harmonização e improvisação, os alunos terão a oportunidade de aprender como usar as escalas maiores, as três menores e as escalas simétricas. Celso Moreira é guitarrista e violonista com grande trajetória, que já dividiu palcos com grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento e Nivaldo Ornelas. Além de Celso, também participam da oficina os músicos Christiano Caldas (teclados), Milton Ramos (baixo) e André Limão Queiroz (bateria). Para se inscrever não é necessário possuir instrumentos. O evento tem como foco profissionais da área de música, alunos e professores. A oficina acontece dia 24 de julho, das 14h às 16h, no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. São ofertadas 40 vagas.

Já o grupo musical Palindrum promove masterclass em forma de bate-papo sobre o histórico do grupo, a composição das músicas, a escolha do estilo musical, referências e influências, os arranjos, o uso de harmonias e polirritmia contemporânea. Apresentarão, ainda, o instrumento hang drum, ou hand pan, instrumento criado na Suíça no ano 2000 e pouco conhecido no Brasil. A conversa ocorre dia 26 de julho também no Conservatório a partir das 14h, e dura cerca de três horas. São 30 vagas e não há nenhum pré-requisito ou material necessário, mas certamente será prato cheio para quem se dedica aos estudos de Arranjo e Composição.

Todas as oficinas oferecidas no festival são gratuitas, e as inscrições vão até a meia-noite do dia 16 de julho no sistema do Inverno Cultural: https://inverno-cultural.ufsj.edu.br. Corra pra não ficar sem vaga!