Em vídeo e em Libras: TCC das Artes Aplicadas inova em formatos

Publicada em 04/07/2018

O trabalho, denominado "Refletir e Florescer", é da graduada Isis Bey Trindade com orientação do professor Ricardo Coelho

Depois de um Trabalho de Conclusão de Curso inovador e de uma exposição inédita no Centro Cultural UFSJ, o trabalho “Refletir e Florescer”, da graduada em Artes Aplicadas Isis Bey Trindade alcança mais uma conquista: a versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do vídeo que integra o TCC da artista, realizada pela Equipe de Tradução e Interpretação do Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac) da UFSJ, representada no novo material produzido pela tradutora e intérprete Daiane Bispo. Para visualizar o trabalho, clique aqui.

“Refletir e Florescer” foi apresentado pela primeira vez em agosto de 2017, durante a Semana de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei, quando Bey encerrou seu TCC. Orientada pelo professor Ricardo Coelho, do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, ela foi instigada a construir um memorial descritivo diferente do convencional, sem defesa oral ou texto impresso, documentando a investigação científica do trabalho em um vídeo, feito apenas com a câmera de um smartphone, um tripé de cerâmica e o programa Movie Maker.

Tanto a concepção de arte quanto assuntos sociais, como racismo, abuso infantil e outros, foram abordados no documentário a partir de experiências pessoais da autora. O formato audiovisual do projeto se justifica pelo desejo de Bey de querer elaborar um produto que fosse acessível e simples ao público em geral.

O orientador, professor Ricardo Coelho, foi além. Ao dar aulas para alunos com desvio funcional auditivo nos últimos três anos, auxiliado pelo Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac), percebeu como um simples texto em português exige muito esforço para leitura e interpretação por parte desses estudantes. Por isso, ao final do trabalho, sugeriu a Bey que incrementasse o vídeo com uma versão em Libras. Ideia que exigiu, desde a primeira apresentação do produto, nove meses de trabalho da Equipe de Tradução e Interpretação da UFSJ, até que foi finalizada e divulgada em junho deste ano na plataforma do Youtube.

Para o professor, o trabalho de Bey se configura como um artigo ou ensaio científico em vídeo, já que carrega todas as características de um projeto acadêmico, apenas elaborado em uma plataforma mais acessível, e pode integrar a Plataforma Pública de Pesquisas Aplicadas a Processos Artísticos. Essa questão, inclusive, será apresentada e defendida por Ricardo Coelho durante o VIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes Visuais, Artes Plásticas, História da Arte e Conservação de Materiais (FCG Artes Visuais), a ser realizado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) nos dias 24 e 25 de setembro.

O fórum

Debater, discutir e propor modificações em cursos do Ensino Superior voltados às manifestações artísticas são os objetivos do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes Visuais, Artes Plásticas, História da Arte e Conservação de Materiais. Com encontros anuais, o Fórum é composto pelos coordenadores de graduações brasileiras envolvidas com essas áreas temáticas. Ricardo Coelho participa no dia 24 apresentando a Plataforma Pública de Pesquisas Aplicadas a Processos Artísticos.

Refletir e florescer

Quem passar pela Galeria Escada do Centro Cultural da UFSJ até domingo, 8 de junho, poderá conferir pessoalmente a exposição “Refletir e Florescer” Isis Bey Trindade. Expostas pela primeira vez, as 49 peças de cerâmica da obra foram construídas junto ao memorial descritivo do TCC mencionado acima.