Oficinas de inverno: o fantástico mundo dos livros

Publicada em 05/07/2018

As inscrições para as oficinas do Inverno Cultural UFSJ 2018 já estão abertas. Com 41 atividades de formação de curta e média duração, o festival procura intensificar a democratização do acesso à produção de bens culturais. Nos próximos dias, o site da UFSJ vai apresentar um pouco mais sobre cada uma das oficinas distribuídas em seis áreas: arte-educação, artes cênicas, artes visuais, especiais, literatura e música. Na área de literatura são oferecidas três oportunidades para interessados com mais de 12 ou 14 anos. Confira:

A oficina de Produção Literária Independente ensinará os participantes, que devem ter a partir de 12 anos, a produzirem livros artesanalmente em três etapas: a oficina de criação literária (que tem o intuito de despertar a arte da escrita), aula de diagramação básica (para garantir que os participantes da oficina saibam editar seus próprios livros futuramente) e oficina de confecção de livros feitos com capas de papelão (diretrizes básicas para a fabricação de livros artesanais).

Para pessoas acima de 14 anos, a Oficina Experimental de Poesia trabalha diversas técnicas a partir de material didático selecionado, leitura de poemas tradicionais e contemporâneos, exercícios de contemplação e caminhada. No final do curso, cada aluno terá a oportunidade de desenvolver um pequeno zine para distribuir no festival.

Literatura Infantil e Velhice, a partir de 12 anos, estará baseada numa “ação educativa gerontológica”, isto é, um fazer pedagógico progressista planejado de maneira intencional por uma educadora com formação na área de gerontologia, a fim de causar impacto nas atitudes de pessoas mais jovens em relação aos idosos, por meio de uma prática dialógica e problematizadora.

Ficou interessado? Faça a inscrição pelo sistema https://inverno-cultural.ufsj.edu.br. O prazo vai até 16 de julho e todas oficinas são gratuitas. As vagas são limitadas.

Mais informações em www.invernocultural.ufsj.edu.br, invernocultural@ufsj.edu.br ou (32) 3379-2510.