Oficinas de inverno: explorando as artes cênicas

Publicada em 06/07/2018 - Fonte: ASCOM

As inscrições para as oficinas do Inverno Cultural UFSJ 2018 já estão abertas. Com 41 atividades de formação de curta e média duração, o festival procura intensificar a democratização do acesso à produção de bens culturais. O site da UFSJ tem apresentado, nos últimos dias, um pouco mais sobre cada uma das oficinas distribuídas em seis áreas: arte-educação, artes cênicas, artes visuais, especiais, literatura e música. Hoje abordaremos a área de artes cênicas. Ao total, são 11 oportunidades de descobrir o universo das performances.

Quem está interessado em começar no teatro pode experimentar participar da oficina Primeiros Passos. A proposta é trabalhar improvisação e autopercepção como ferramentas da encenação teatral por meio de jogos e brincadeiras. São 25 vagas para qualquer pessoa com interesse na área, sem restrição de idade.

Mas, caso você já tenha alguma experiência na área, a dica é participar da oficina Corpo-cidade: experimentos para sobreviver em tempos sombrios oferecida pelo coletivo TodaDeseo, responsável pelo sucesso que foi a Gaymada no Inverno Cultural passado. Nesta edição a proposta do coletivo é sensibilizar os participantes para as questões de gênero interagindo com o espaço urbano e reescrever as narrativas de indivíduos marginalizados ou subalternizados.

Também tem oficina para quem se interessa por dança! As oficinas Cantos e Tambores: uma vivência de Jongo e Congada e Quem tem medo de negro? convidam os participantes a experimentar os movimentos dos ritmos tipicamente afro-brasileiros. Já a “Oficina de Forró” ensina os primeiros passos para quem quiser dançar um xote.

Trabalhando em uma área mais técnica, a Figurino em Ação propõe uma vivência performática de criação e ocupação artística numa praça de São João del-Rei através do uso de diversos figurinos, incentivando a imaginação, memória e performances corporais em interação com a cidade.

As crianças também podem aproveitar e criar brincadeiras, histórias e fábulas na oficina Teatro, Jogos e Brincadeiras para pessoas de 9 a 13 anos de idade. O objetivo é estimular a imaginação e reflexão sobre os espaços aliados à música.

Confira as outras oficinas gratuitas no site invernocultural.edu.br e não deixe de fazer sua inscrição! As vagas são limitadas e o prazo vai até o dia 16 de julho.