Inverno Cultural UFSJ divulga programação

Publicada em 06/07/2018

O que a cultura representa para você? Liberdade? Diálogo? Tolerância? Conexão? Com estas indagações, a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) e a UFSJ promovem a 30ª edição do Inverno Cultural, um dos mais tradicionais eventos de artes integradas de Minas Gerais. O evento será realizado de 21 a 29 de julho em São João del-Rei (MG).

A proposta do festival é levar as pessoas a se conectarem com as culturas e vivenciarem as diferenças, despertando a reflexão sobre a relação com a sociedade. Na visão do Reitor da UFSJ, professor Sérgio Cerqueira, o Inverno Cultural está cada vez mais próximo da comunidade. “Com a política de descentralização das atividades e o foco na formação artístico-cultural, a UFSJ cumpre uma função primordial na cidade: estabelecer pontes para o exercício da cidadania”.

A edição ocorre em nove bairros da cidade, dentre eles Tijuco, Matosinhos, Dom Bosco e Centro. O evento oferece atividades que buscam maior interação entre o artista e o público, com o intuito de “fazer com que as pessoas sintam-se cada vez mais parte do festival, não apenas como plateia, mas como um componente que, além de assistir, também produz”, afirma o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenador geral do Inverno Cultural, Ivan Vasconcelos. Voltado para o eixo da educação, o festival abre espaço para novidades como residências em Artes Cênicas e ateliê livre para crianças.

A expectativa é alcançar 120 mil pessoas nos nove dias de festival e proporcionar formação para 1.461 moradores. O Inverno Cultural promove 43 oficinas e 63 eventos (seis debates, 13 espetáculos de Artes Cênicas, 15 shows, cinco exposições, dentre outras intervenções).

Veja aqui a programação completa.