UFSJ celebra parceria para gestão do Hospital das Mercês

Publicada em 06/07/2018

Na noite de ontem, 5 de julho, a Universidade Federal de São João del-Rei e a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês celebraram na comunidade a parceria firmada para a gestão do Hospital de Nossa Senhora das Mercês (HNSM). O evento, realizado na própria casa de saúde, reuniu autoridades locais, regionais e federais que prestigiaram ?esse novo momento na história? do atendimento de saúde de São João del-Rei e região, conforme as palavras do atual presidente do Conselho Administrativo do Hospital, padre Geraldo Magela. Segundo Geraldo Magela, a parceria com a UFSJ reforça o histórico de excelência no atendimento à saúde prestado pelo HNSM desde sua fundação e a possibilidade de retomar a vanguarda que já foi característica do hospital. A parceria da UFSJ na gestão do Hospital das Mercês tem por objetivo o desenvolvimento das atividades de assistência, educação, pesquisa e extensão em saúde da universidade, voltadas a um modelo mais moderno de integração entre esses tipos de instituições e ao aprimoramento do atendimento à população, como explicou o reitor da instituição, o professor Sérgio da Gama Cerqueira. O evento teve a participação de vereadores de São João del-Rei e cidades vizinhas, representantes municipais e estaduais de gestão na área de saúde e das prefeituras, autoridades da sociedade civil, além do deputado estadual Cristiano Silveira e do deputado Federal Reginaldo Lopes, principal articulador da parceria. Em sua fala, o parlamentar federal afirmou que trabalhará para conseguir recurso fixos que serão alocados no hospital para contribuir com o bom atendimento à saúde pública. O próximo passo será a realização da cerimônia de posse da nova diretoria administrativa, que terá como presidente o reitor da UFSJ, além da participação de quatro professores da área de saúde da UFSJ, Andréa Carmen Guimarães (DCefs), Alexandre Ernesto Silva (Curso de Enfermagem/CCO), Rodrigo Chávez Penha (Demed) e Fernando Otávio Coelho (DCNat). Encerrando o evento, o reitor Sérgio Cerqueira ratificou que essa parceria não se trata de uma federalização do hospital, mas que, com a participação da UFSJ na gestão, serão abertas novas perspectivas de investimento na casa de saúde. A parceria também permite que o Hospital das Mercês seja cada vez mais um campo de práticas para os estudantes da área de saúde da Universidade, além de abrir campo para prática de graduandos de outros cursos, como Administração, Engenharias de Produção e Mecânica, entre outros.