Abertas inscrições para transferência interna de graduação

Publicada em 09/07/2018

Alunos interessados devem consultar o Edital de Reopção e se inscrever até 12 de julho

Não está satisfeito com sua escolha de curso de graduação e acha que se daria melhor em outra área? A Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico da UFSJ (Dicon) acaba de lançar o edital de reopção. Pode concorrer pela transferência interna qualquer estudante de graduação da UFSJ em situação regular que tenha cursado de 20% a 60% da carga horária total de sua formação.

No edital, é possível consultar a tabela de cursos de origem que são aceitos pelo curso destino. Quem quiser estudar Medicina no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), por exemplo, deve estar regularmente matriculado no curso de Medicina do Campus Dom Bosco - não são aceitos estudantes de outras graduações. Alguns cursos aceitam estudantes de qualquer outra graduação, e outros cursos têm uma relação específica de graduações de origem.

As inscrições devem ser feitas a partir de hoje, 9 de julho, pelo Contac, no Minha UFSJ, na opção “Processos Seletivos / Reopção 2018/2 / Inscrição”, até às 20h do dia 12 de julho (quinta-feira), quando se encerra o prazo. Após a confirmação do cadastro eletrônico, o sistema vai gerar um boleto que deve ser pago até às 20h do dia 13 (sexta-feira). O recibo de pagamento será o comprovante de inscrição.

O critério de seleção toma como base o Coeficiente de Rendimento (CR) do aluno interessado. A classificação em caso de mais candidatos do que vagas segue ordem decrescente de CR. Em caso de empate, a preferência é do aluno que está há mais tempo matriculado na UFSJ. Os interessados no curso de Música deve realizar a prova de Habilidades Específicas.

O resultado preliminar será divulgado no dia 17 de julho (terça-feira) a partir das 14h na página ufsj.edu.br/dicon. Neste momento, os candidatos selecionados devem confirmar seu interesse na vaga na área de Reopção do Contac. O resultado final sai também às 14h do dia 19 de julho (quinta-feira). Uma vez transferido, o aluno não pode mais voltar ao seu curso de origem.

Confira o cronograma completo e o número de vagas disponíveis para cada curso no edital.