Inverno Cultural: oficinas mais do que especiais

Publicada em 10/07/2018 - Fonte: ASCOM

As inscrições para as oficinas do Inverno Cultural estão a todo vapor! Das nove formas de aprendizado da categoria “Especiais”, seis já estão com as vagas esgotadas. Mas ainda dá tempo de se inscrever em oficinas que trabalham temas como bordado, cultura negra e alimentação saudável.

Uma boa opção para renovar o guarda-roupa e promover reflexão sobre o consumo consciente é a oficina Customização de Forma Rápida com Estilo Atemporal. Pessoas a partir de 15 anos que comparecerem ao Campus Santo Antonio munidos de linha de bordar, tesoura, retalhos de chitão, papel termocolante, agulha de mão, fita métrica, roupas, pedrarias de bijuterias e outros materiais afins para reciclagem vão voltar para casa com roupas novas - e conhecimentos novos, também!

As crianças de 7 a 10 anos podem explorar o som e as cores na oficina Aos Sons dos Tambores: memória, música e cultura negra. A proposta é estimular a curiosidade e quebrar barreiras sociais de preconceito frente às diferenças. Ainda restam oito vagas!

E que tal aprender a fazer pratos deliciosos como pão de queijo, hambúrguer e bolo de cenoura de forma muito mais saudável? Ao contrário do que se pensa, uma alimentação balanceada não precisa ser chata e sem graça. É o que mostra a oficina Receitas para uma doce vida. Dividida em três turmas de faixas etárias diferentes, a turma 2, para adolescentes de 13 a 18 anos, ainda recebe inscrições.

Nesta edição, o festival incentiva ainda mais a participação do público externo. Um dos destaques é a oficina Arte como Forma de Liberdade para Mulheres em Situação de Cárcere em São João del Rei, que vai ser oferecida dentro das instalações da APAC especialmente para as recuperandas, com rodas de conversa, dinâmicas de expressão corporal e jogos teatrais, exibição de filmes, fotografias e ilustrações, leitura coletiva, além da produção de desenhos, fotografias e narrativas livres.

Outro diferencial é a II Oficina Cultural, oferecida pelo IF Sudeste MG para os alunos de 7 a 15 anos da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzzato - CaicRei e que pretende proporcionar atividades culturais, artísticas e esportivas.

As demais oficinas, Tecelagem e Arte; Mulheres nas Artes Visuais - a artista e a história da arte; Dança Contemporânea - o corpo e suas possibilidades no espaço; e Programa Saberes da Terra: oficina de tinta de terra já estão com as vagas esgotadas.

Não perca a chance de aprender ainda mais durante o Inverno Cultural. As inscrições estão abertas até a meia-noite do dia 16 de julho no site do festival.