Mestrado em Psicologia abre edital para seleção de 2019/1

Publicada em 12/07/2018 - Fonte: ASCOM

Início das inscrições acontece em agosto. Ao todo, são ofertadas 27 vagas para o programa

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) abre inscrições, entre os dias 6 a 19 de agosto, para a turma do primeiro semestre de 2019 do mestrado em Psicologia. Ao total, são 27 vagas disponíveis que estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia” e “Instituições, Saúde e Sociedade”. Para conferir o edital completo, acesse: https://goo.gl/D247ZH

Interessados podem se inscrever por três formas: pessoalmente, por procuração ou via Sedex - neste caso, com data de postagem até 14 de agosto. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria do programa, situada na sala 1.53 do Campus Dom Bosco (CDB). De acordo com o cronograma do processo seletivo, a confirmação está prevista para o dia 24 de agosto divulgada pelo site https://goo.gl/cPXZoq

A taxa de inscrição, no valor de R$ 75, é gerada na internet pela Guia de Recolhimento da União (GRU) obtida por meio do site do Tesouro Nacional ou no endereço eletrônico da UFSJ. A isenção dessa taxa pode ser solicitada por candidatos de baixa renda, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, no período de 16 a 20 de julho. Ela deve ser feita, exclusivamente, pela internet mediante o preenchimento de um formulário online. O resultado da solicitação sai a partir do dia primeiro de agosto.

Formulário de inscrição, fotografia 3x4, comprovante de pagamento da taxa e cópias do histórico da graduação, do certificado de conclusão de curso, do currículo Lattes, de documentos pessoais (CPF, RG, título de eleitor e certidões) e de comprovação de regularidade militar (para o sexo masculino) e eleitoral fazem parte das informações que precisam ser entregues à Secretaria. Também será necessário apresentar o certificado de proficiência e/ou de conhecimento em língua estrangeira, caso o candidato solicite dispensa dessa etapa do processo seletivo. 

O edital ainda prevê que, junto dos documentos, o interessado envie um anteprojeto de, no máximo, 17 páginas, vinculado a uma das linhas de pesquisa do curso e relacionado à temática de pesquisa dos professores do programa. Além disso, é preciso redigir um memorial, contando a trajetória acadêmica do candidato, que também será entregue.

Para conferir os professores de cada linha, acesse https://goo.gl/gao5z6

Processo de Seleção

As provas para a aprovação no mestrado em Psicologia estão divididas em três etapas, descritas a seguir:

1) Primeira Etapa (eliminatória e classificatória) - Análise dos Anteprojetos de Pesquisa e dos memoriais: Durante os dias 27 de agosto a 17 de setembro, cada anteprojeto e memorial enviado será avaliado por dois docentes do Programa, indicados pelo candidato como possíveis orientadores. Ao final, será calculada uma média simples para esta etapa.

2) Segunda Etapa (eliminatória e não classificatória) - Prova de Conhecimento de Língua Estrangeira: Com cinco questões, cada uma valendo dois pontos, a avaliação verificará a compreensão do candidato em uma língua estrangeira (inglês, espanhol e francês). Esta etapa acontece no dia 1 de outubro, das 9h às 12h, no Campus Dom Bosco. O resultado estará disponível a partir de 11 do mesmo mês.

3) Terceira Etapa (eliminatória e classificatória) - Defesa Oral do Anteprojeto e do Currículo Vitae: Para cada candidato, serão concedidos 30 minutos para uma apresentação feita aos seus possíveis orientadores. A nota desta etapa será calculada também por meio de média simples que inclui os pontos obtidos com a apresentação e o currículo, divulgada no dia 12 de novembro.

A nota final será a média simples dos valores obtidos na primeira e terceira etapa, disponível a partir de 26 de novembro. Todos os resultados estarão afixados na Secretaria ou no site do Programa de Psicologia e cada etapa terá um período de quatro dias para a interposição de recursos.